PF cumpre mandados em ação contra fraude no seguro-desemprego
Publicado em 15 de outubro de 2020
Por Jornal Do Dia
A Polícia Federal deflagrou ontem a ‘Operação Seguro-Mamata’, que investiga uma organização criminosa atuante em fraudes ao Seguro-Desemprego nos Estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e São Paulo. Os prejuízos causados pelo esquema criminoso, que existia desde 2016 totalizam quase R$ 12 milhões. O inquérito policial foi instaurado há cerca de um ano e meio e identificou dezenas de vínculos empregatícios com empresas fantasmas e empregadores individuais inexistentes com o objetivo de criar artificiosamente direito ao seguro-desemprego.
São 40 mandados de busca e apreensão e um de prisão expedidos pela Justiça Federal de Alagoas (JFAL), sendo cumpridos em 16 municípios de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e São Paulo, além do afastamento cautelar de 16 servidores públicos lotados no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Em Aracaju, um mandado de busca foi cumprido no bairro Luzia (zona oeste), onde o celular de um investigado foi apreendido. Nas outras cidades, foram apreendidos notebooks, documentos, automóveis e até R$ 500 mil em espécie, achados na casa de uma servidora pública em Arapiraca (AL).
Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de constituição de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informações, peculato e estelionato, cujas penas máximas, se somadas, atingem 37 anos de reclusão. Os materiais apreendidos foram encaminhados à sede da Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, em Maceió, para os procedimentos de praxe.