PF descarta coronavírus para morte de tripulante em navio
Publicado em 27 de março de 2020
Por Jornal Do Dia
A Polícia Federal vai investigar as causas da morte do marinheiro filipino Julius Loma, 44 anos, que estrava a bordo do navio mercante MV Argo B, de bandeira das Ilhas Marshall. A embarcação atracou anteontem no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), na Barra dos Coqueiros, após o comandante do navio pedir ajuda às autoridades brasileiras, informando a morte do tripulante.
Ontem de manhã, equipes da PF, da Marinha do Brasil e da Agencia Nacional de Vigilancia Sanitária(Anvisa) estiveram para inspeção do local e acompanhamento dos procedimentos. O corpo do filipino foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) onde permanecerá até ser encaminhado ao seu país de origem.A Embaixada das Filipinas no Brasil foi comunicada do falecimento do estrangeiro, enquanto o agente marítimo e uma empresa especializada de seguro estão se encarregando de retorná-lo para o país de sua nacionalidade.
Segundo o comandante da embarcação, Julius embarcou no navio em 2 de novembro de 2019, no Porto do Egito. Sentiu grande mal-estar e fraqueza nesta quarta-feira, sem gripe ou tosse. No dia seguinte, às 4h, ele foi encontrado morto em sua cabine. A ANVISA descartou a possibilidade de tratar-se de um caso de COVID-19 e apontou que o filipino pode ter sofrido uma parada cardíaca.
A Polícia Federal em Sergipe mantém-se vigilante neste período excepcional em que o país enfrenta o maior desafio dos últimos anos. Respeitando as limitações impostas pela decretação de situação de emergência da saúde pública, permanece compromissada com suas atribuições e com o bem-estar da nação brasileira.