Armas artesanais apreendidas em presídio
Plano de fuga de presos é descoberto no Copemcan
Publicado em 08 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
Gabriel Damásio
Policiais penais do Departamento Estadual do Sistema Penitenciário (Desipe) frustraram um plano de fuga que seria executado ontem por um grupo de detentos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto, em São Cristóvão. A fuga iria ocorrer no Pavilhão 4 da unidade prisional e seria acompanhada por uma rebelião de presos de outras duas alas.
De acordo com a direção, os agentes identificaram a possível tentativa de fuga no dia anterior, e uma investigação chegou ao local exato onde os internos escavavam o buraco para executar o plano de fuga. O buraco foi achado na manhã desta quinta-feira em uma das celas do Pavilhão 4. As equipes de plantão do Desipe e do Copemcan localizaram e apreenderam todo o material que os internos utilizaram para tentar fugir da unidade, como facas, chuços, estacas e uma chapa de ferro retirada da porta de uma cela
Ainda segundo a direção, os internos da Ala B do Pavilhão 4 e da Ala A do Pavilhão 5 iram fazer uma rebelião para dispersar atenção das equipes durante a fuga, o que também foi abortado. Os detentos responsáveis pela fuga frustrada devem sofrer punições disciplinares e a participação deles na elaboração do plano de fuga está sendo apurada. A Secretaria Estadual de Justiça(Sejuc) reitera que está adotando todas as medidas necessárias para evitar a disseminação do coronavírus e também as fugas do sistema prisional.