Plano Diretor: propostas de diretrizes são debatidas em Comissões Temáticas
Publicado em 22 de maio de 2018
Por Jornal Do Dia
A revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju tem avançado na metodologia de debates, sistematização de avaliação e na delimitação das diretrizes que deverão constar na minuta que será apresentada ao prefeito e, em seguida, enviada à Câmara de Vereadores, a fim de se tornar lei. Como forma de possibilitar maior amplitude nos debates e celeridade na elaboração de propostas, a Comissão Executiva, composta por técnicos de vários órgãos da administração municipal, criou comissões temáticas cuja finalidade é empenhar-se em analisar, à luz da nova realidade urbana de Aracaju e da necessidade da atualização do PD, os assuntos pertinentes para a revisão.
Entre os temas que nortearão a revisão, os componentes dos grupos temáticas dividiram o debate em microáreas, que são: políticas setoriais, uso e ocupação do solo, infraestrutura, habitação, aspectos ambientais, mobilidade urbana, patrimônio histórico e cultural e instrumentos regulatórios.
A cada reunião, que acontece, no mínimo, duas vezes a cada semana, a equipe técnica interdisciplinar evolui tanto no cronograma como na sistematização das propostas preliminares. Do encontro ocorrido na última quinta-feira, 17, os grupos já apresentaram várias sugestões que deverão ser analisadas por todos os participantes. "A Comissão Executiva se reúne amanhã, dia 22, para ampliarmos os debates, definir correções e propostas a fim de tornar o novo PDDU o mais democrático, moderno e humano para ordenar o espaço territorial de Aracaju nos próximos anos", destaca Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura. Todo o processo de revisão está sendo liderado pela Secretaria Municipal da Infraestruta (Seminfra).