Simony e Cia Ltda (Arquivo)
Pluct, plact, zum!
Publicado em 12 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
Inácio e Lorena, meus filhos, têm tudo para se tornarem esnobes de marca maior. Se o fruto não cai longe do galho, como dizem por aí, as minhas crias hão de se opor ao cortejo irrefletido dos modismos com o nariz empinado, orgulhosos feito filhotes de leão.
Traço estratégias fantasiosas, talvez. A menos impalpável consiste em reunir as canções de minha própria infância, a fim de colocar os meninos no rumo de um bom caminho.
Dois álbuns, em especial, já estão devidamente arquivados em diversos formatos de mídia. A Turma do Balão Mágico assina dois registros primorosos do inicio dos anos 80, quando a trupe mirim movimentou muito dinheiro. Cinco milhões de LP’s vendidos e um programa de televisão alçaram Simony, Jairzinho e Cia Ltda. ao estrelato.
O melhor de tudo, no entanto, passa ao largo das cifras cultivadas por executivos tristes: As canções reunidas por A Turma do Balão Magico são boas, receberam arranjos cuidadosos e contam com a participação de artistas de primeira grandeza, profissionais do porte de Roberto Carlos e até Raul Seixas, entre outros.
Sim, há vida inteligente no streaming. Quando meus filhos chegarem à idade escolar, suscetíveis à influência do mundo exterior, já terão os olhos e ouvidos emprenhados por sons e cores de outro tempo.
O seguro morreu de velho. Tenho cá as minhas razões para temer a exposição dos guris aos apelos da indústria cultural. A má fé dos moralistas de plantão faz pensar sobre os valores relacionados à infância. E também sobre os produtos de natureza cultural voltados para a faixa etária da primeira infância. Galinha Pintadinha nenhuma há de ciscar sob o meu teto. Em meu turno, não.