Autoridades policiais informam como será a Segurança durante o São João
PM vai empregar 3.700 militares no São João em Sergipe
Publicado em 21 de junho de 2018
Por Jornal Do Dia
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou ontem, no quartel central do Corpo de Bombeiros, uma coletiva de imprensa para apresentação do planejamento operacional de ações de segurança que serão adotados na capital e interior do Estado durante as festividades juninas. O trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros visa garantir a segurança das pessoas que aproveitam as festas típicas do período junino.
Em apresentação feita pelo comandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC), coronel Vivaldy Cabral, a corporação vai empregar um efetivo de quase 3.700 integrantes, entre homens e mulheres, diretamente relacionados com os festejos juninos em Aracaju e interior do Estado. Além do trabalho que já é feito desde o dia 31 de maio, a PM mantém o policiamento ostensivo em festas em municípios como: Pirambu, Capela, Gararu, Ribeirópolis e Cristinápolis. "Em Aracaju, o planejamento operacional atuará principalmente para garantir a segurança nos festejos da Orla da Atalaia (Arraiá do Povo) e também nos dias do Forró Caju", disse.
Já o comandante do Policiamento Militar do Interior (CPMI), coronel Fábio Rollemberg, afirmou que o policiamento tem como principal foco garantir a segurança e diversão da população.
Polícia Civil – A Polícia Civil definiu que equipes estarão atuando nas 11 Delegacias Plantonistas do interior: Itabaiana, Estância, Lagarto, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Maruim, Tobias Barreto, Carira, Neópolis, Nossa Senhora das Dores e Canindé. Nestas cidades existirão equipes para o atendimento ao público e para os deslocamentos feitos pela Polícia Militar. Cerca de 400 servidores estarão diretamente envolvidos. Em Aracaju, estarão funcionando normalmente as Delegacias Plantonistas Norte e Sul. Nos dias de festa do Arraiá do Povo, a Delegacia de Turismo estará aberta para atendimento. No Forró Caju, cujo espaço de evento é montado nos Mercados Municipais da capital, será definida uma estrutura de Delegacia Plantonista com equipes completas (com delegado, escrivão e agentes).
A Coordenadora de Polícia da Capital (Copcal), delegada Viviane Pessoa, esclareceu também a atuação da Delegacia de Turismo (Detur) durante as festividades e de unidades móveis de atendimento à população. "Colocamos uma unidade para atendimento no Forró Caju durante os dias de festa. Demos um reforço nas Delegacias Plantonistas Norte e Sul. Vamos ter um delegado com equipe para atender as ocorrências; se for uma de menor potencial ofensivo, será atendida no local; se for uma ocorrência mais complexa, será encaminhada às Delegacias Plantonistas. Teremos um reforço também na Detur, onde iremos atender a população na realização de boletim de ocorrência", afirmou.
Bombeiros – O Corpo de Bombeiros também já atua desde o final de abril nos festejos juninos. Estão definidos militares para as festas de Areia Branca, Capela, Nossa Senhora do Socorro (abertura do São João de Socorro e Forró Siri), Pirambu, Estância e Itaporanga. Também serão selecionadas guarnições dos bombeiros nos festejos de Aracaju, tanto para o Forró Caju quanto para o Arraiá do Povo.
Segundo o comandante geral do CBMSE, coronel Erivaldo Mendes, o trabalho de prevenção dos bombeiros vem sendo realizado com antecedência. "Fizemos um trabalho muito forte com relação à fiscalização nas barraca de fogos. Inclusive tivemos ocorrências relacionadas a barracas clandestinas, venda clandestina de fogos. Fizemos análise e aprovação de 102 barracas de fogos em todo estado de Sergipe, em 18 municípios que têm barracas que tem irregularidades junto aos Bombeiros", destacou.