PM vai reforçar fronteiras para combater tráfico de drogas
Publicado em 13 de abril de 2018
Por Jornal Do Dia
O plano de segurança prevê, também, medidas preventivas. A Polícia Civil vai realizar, ao longo de 2018, uma série de eventos com a finalidade de aproximar a polícia da sociedade, por meio de ações educativas e operações policiais focadas nas temáticas do calendário anual. Entre essas ações e datas do Calendário Anual, cabem destacar: 17 de maio – Dia Nacional de Combate à Homofobia; 18 de maio – Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; 15 de junho – Dia Internacional de Combate à Violência contra o Idoso; 26 de junho – Dia internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas; 29 de julho – Dia Nacional de Combate ao Feminicídio; 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; 25 de novembro – Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.
Seguindo as determinações do governador, a Polícia Militar ampliará o efetivo do Getam e irá implantar os Programas Feira Livre e Divisa Segura. O Programa Divisa Segura vai reforçar o policiamento nas divisas estaduais e nos postos de arrecadação da Fazenda. O objetivo do Programa é evitar a entrada de drogas no estado e combater outros tipos de crime. Em princípio, oito pontos serão contemplados nos municípios de Neópolis; Propriá; Canindé; Canindé- Paulo Afonso; Carira; Simão Dias; Tobias Barreto e Cristinápolis.
Já a Operação Feira Livre (em implementação) prevê que os comandos de área deverão executar ações de abordagem e bloqueio nas principais feiras livres do interior, objetivando apreender armas e coibir a prática de crimes contra o patrimônio.
O governo do Estado deseja criar novos núcleos do Getam no interior do estado. Em agosto de 2016, foi inaugurado o Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) de Itabaiana, primeiro Grupamento Tático de Motos implantado no interior do Estado de Sergipe. A estimativa para a aquisição de equipamentos para aquisição das novas bases, com 84 motos, é de cerca de R$ 5 milhões (R$ 4.950.000,00).
Segundo o comandante geral da PM, Coronel Marcony Cabral, as novas medidas otimizarão todo o trabalho realizado pelo governo do Estado na área. "Estamos colocando em prática o planejamento que está sendo feito, com a novidade que ele tem um viés diferente. Ele surge com base nas demandas da própria sociedade, o que ela está nos dizendo das deficiências que percebem na Segurança Pública. Porque os nossos números eles são favoráveis desde o ano passado, nós temos queda nos índices de homicídios, de crimes contra patrimônio, roubos a ônibus e outras situações. Mas a percepção precisa melhorar. A 6° Companhia cuidará dos bairros Cirurgia, São José e Centro Comercial. São ações que demonstram que a segurança pública está sintonizada com a sociedade", argumentou.