A testagem nas praças de Aracaju vai continuar
PMA continua com testagem em massa para detecção da covid-19
Publicado em 05 de dezembro de 2020
Por Jornal Do Dia
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou ontem uma nova testagem em massa através do Programa TestAju. Desta vez, a ação aconteceu na Praça Fausto Cardoso, no Centro, onde foram ofertados 535 testes rápidos. Somando com os dados desde o início do projeto, no mês de agosto, a SMS já realizou 16.716 testes rápidos e 12.940 RT-PCR.
Todas as ações da Prefeitura para enfrentamento do coronavírus na capital visam, essencialmente, assegurar o bem-estar dos cidadãos e facilitar o acesso aos serviços de Saúde. Para isso, o TestAju promove testagem em locais estratégicos e de fácil acesso para a população, o que tem agradado aracajuanos como Denise Moreira, que reside no bairro Industrial e se programou para fazer o teste no ponto instalado na praça. "Eu tive covid, assim como meu esposo e meu filho. E toda a Secretaria da Saúde está de parabéns, pois a assistência foi maravilhosa. Todos os dias fomos monitorados, recebemos a medicação gratuita através da Unidade Básica do bairro Santo Antonio, e fomos muito bem assistidos. Sei o que passei e vi o quanto eles ligavam preocupados, a Prefeitura está de parabéns", elogiou Denise.
O mesmo reconhecimento demonstrou Hilda Maria dos Santos, que mora no bairro Getúlio Vargas e soube da ação através de aplicativo de mensagem. Ela também faz o alerta sobre a importância de continuar aplicando as medidas sanitárias que evitam a propagação do vírus. "O atendimento foi maravilhoso, mesmo com a procura sendo grande foi muito rápido. Tenho uma mãe de 86 anos, e sempre cobro que todos em casa façam sua parte. Não podemos aglomerar, sair de casa somente se necessário, lavar e higienizar as mãos sempre que precisar, levar mais de uma máscara para trocar e lava-la corretamente, e orientar todos em casa sobre os cuidados", pontuou Hilda.
O alerta sobre os cuidados básicos que evitam a contaminação pelo coronavírus também é feito pela coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde, Débora Oliveira. "É preciso lembrar que permanecemos em uma pandemia de um vírus novo e devemos continuar usando máscara, higienizando as mãos e fazendo o distanciamento social. O município segue fazendo sua parte, trabalhando para assegurar atendimento pleno aos serviços e programas, inclusive na garantia das ações de testagem", enfatizou Débora.
Com essa mudança, o TesteAju passou a ofertar o RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do vírus, por demanda espontânea e não mais com busca ativa dos agentes de saúde nas residências. Já o teste IGG/IGM, que detecta se a pessoa possui anticorpos contra a doença, continua a ser disponibilizado em locais de grande circulação de pessoas, também por demanda espontânea e com 500 senhas por dia.