PMA libera reabertura restrita de salões e barbearias
Publicado em 02 de julho de 2020
Por Jornal Do Dia
O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou ontem as novas medidas para o enfrentamento ao coronavírus na capital. O novo decreto autoriza a abertura de salões de beleza, barbearias e de higiene, em Aracaju, a partir desta quinta-feira, 2, limitados a 50% da capacidade, em três dias na semana (terças, quintas e sábados). A decisão foi tomada em mais uma reunião com os membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE), por videoconferência, em que foram discutidas as adequações ao plano de flexibilização instituído pelo Governo do Estado. Na reunião, também ficou estabelecida a ampliação dos leitos de estabilização no Hospital Nestor Piva (de três para 10) e no Hospital de Campanha (de 26 para 52).
Pela atualização do decreto, fica mantida a suspensão do funcionamento de shoppings centers, academias, casa de shows, cinemas e bares. Também continua proibida a realização de eventos e atividades em parques da cidade. Está mantido ainda o uso obrigatório de máscara pela população em locais públicos. Igrejas e demais templos religiosos permanecem fechados na capital e em toda a Grande Aracaju, pelo decreto estadual, até uma nova avaliação do cenário pelo Comitê Gestor de Retomada Econômica e o Comitê Gestor de Emergência, prevista para ocorrer nos dias 13 e 14 de julho, para novas definições do Plano de Retomada Econômica.
"Vamos seguir as decisões do Governo do Estado. Aracaju permanece na fase laranja e nela, a partir desta quinta-feira, estão autorizados a funcionar, por três dias na semana, salões de beleza, barbearias e estabelecimentos de higiene. É importante frisar que estes serviços devem manter apenas 50% da capacidade e atender todas as medidas de segurança, tanto dos funcionários como dos clientes. Também seguiremos a manutenção do fechamento de templos religiosos e igrejas, até uma nova avaliação do cenário pelo Estado, uma vez que os números registrados de novos casos ainda são altos na capital", declarou o prefeito.
Ao anunciar as medidas, Edvaldo ressaltou a importância da participação popular e da consciência coletiva neste processo de reabertura. "O comportamento individual é fundamental nesse momento. As pessoas precisam respeitar as regras de distanciamento, a obrigatoriedade do uso de máscaras e as medidas de higiene. É difícil para todos, mas precisamos nos adaptar a essa nova realidade para vencer a doença. O índice de contaminação em Aracaju tem aumentado, hoje está em 1.5, e essa contaminação precisa ser freada, e nossa intenção é que esse movimento se alinhe a reabertura gradual do comércio, mas somente com a mudança de comportamento da população poderemos ter êxito. Cada atitude pesará nas decisões futuras e precisamos nos unir", reiterou.