A poesia do alto sertão sergipano (Divulgação)
Poço Redondo – em branhas
Publicado em 17 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Abrindo a programação do Mês das Culturas Populares e em homenagem ao mês do folclore, a exposição ‘Poço Redondo (Em Brenhas)’ foi inaugurada nesta quarta-feira, 14 de agosto, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. A mostra, produzida pelo artista visual e poeta Matheus Cordeiro, busca valorizar a rica cultura do município do alto sertão sergipano por meio da arte. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).
Com cerca de 30 ilustrações originais, inspiradas na estética da xilogravura, técnica de impressão em relevo sobre madeira, a exposição retrata a vida cotidiana, as tradições e a história de Poço Redondo. O artista Matheus Cordeiro convida o público a uma imersão no universo cultural do município, revelando a beleza e a singularidade de suas raízes por meio de um olhar artístico e poético.
“A exposição foi concebida com o intuito de expressar meu profundo sentimento em relação à cultura de Poço Redondo, à qual fui exposto desde a infância”, explica Matheus Cordeiro. “Ao longo dos anos, tenho acompanhado de perto a trajetória dessa cultura, testemunhando os esforços incansáveis dos artistas independentes para mantê-la viva e reforçar a força e a resistência do alto sertão. Tudo isso foi feito com muito carinho, mas também com o propósito de trazer visibilidade para minha terra, seus saberes e fazeres”, explica Matheus Cordeiro.
O presidente da Funcap, Gustavo Paixão, ressalta a importância da exposição para valorizar e divulgar a produção artística sergipana. “O papel do Governo do Estado e da Funcap é valorizar, prestigiar e apoiar nossos artistas. Matheus Cordeiro foi uma grata surpresa para mim, pois não conhecia seu trabalho anteriormente. É um trabalho que retrata a vida, a cultura e a história de Poço Redondo de uma forma muito lúdica, detalhada e minuciosa, que ilustra de maneira clara e folclórica toda a riqueza cultural de Poço Redondo”, afirma.
A exposição também se destaca por sua acessibilidade. Cada obra é acompanhada de uma placa com um QR code, que pode ser acessado por meio do celular. Ao apontar o dispositivo para o código, o visitante tem acesso a uma audiodescrição da obra, que não apenas descreve o quadro, mas também apresenta o processo criativo.
Além de ser o autor da mostra, Matheus Cordeiro também atua como curador, trazendo obras de artistas de Poço Redondo para complementar a experiência de quem deseja conhecer a cultura do município. Entre os destaques estão peças de literatura e artesanato de mestres como Tonho, Orlando Félix, Maria Domingas Santos e Alcino Alves Costa. “Tive a honra de contar com a presença de mestres que estão levando a cultura de Poço Redondo adiante, não só transmitindo seus saberes, fazeres e técnicas para a posteridade, mas também divulgando essa riqueza cultural para além dos limites do município”, destaca.
Bruno Marques, filho do Mestre Orlando Félix, conhecido como Orlando do Couro, expressou sua alegria ao ver as peças de seu pai expostas no Museu da Gente Sergipana. “É um sentimento de reconhecimento do trabalho e da obra do meu pai, que se dedica à arte em couro há décadas. Ver suas criações aqui, no que considero a grande vitrine do estado de Sergipe quando se trata de cultura popular e artes ancestrais, é motivo de muito orgulho para nossa família”, disse.
O casal de mineiros Wilson e Júlia, que está em visita a Aracaju desde domingo, buscou uma imersão na cultura sergipana e prestigiou a exposição. Foi a partir dessa mostra que eles tiveram o primeiro contato com a arte em xilogravura. “A técnica e a sensibilidade ímpar do autor nos deixaram fascinados. Cada obra carrega uma história muito bonita. Sergipe é um estado rico culturalmente e muito acolhedor, algo que sentimos desde que chegamos”, relataram.
A exposição ‘Poço Redondo (Em Brenhas)’ permanecerá aberta para visitação do público até o dia 31 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 15h, com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento prévio.