Fotos Jorge Henrique
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Pokabas: um jeito diferente de ver o Mundial
Publicado em 06 de dezembro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Por Kleber Santos
A Biografia no Instagram: “Estamos na Copa do Mundo no Qatar transmitindo tudo o que a Globo não mostra pra vocês”, resume bem o que a dupla de amigos, Carlos Maynard (Pokas) e Agamenon Filho, mais conhecido como “Agabas”, tem feito nos bastidores do Mundial da Fifa em Doha. De forma descontraída e irreverente, através do perfil no instagram @pokabas e no canal do Youtube, estes sergipanos estão divertindo muitos internautas.
“Somos amigos há muito tempo. Já fizemos muitas viagens juntos. E sabíamos que a Copa do Mundo iria render muitos stories, muita postagens, então decidimos criar um perfil pra nós dois para contarmos os bastidores e a galera acompanhar em tempo real”, disse o influenciador digital, Agabas.
Nos stories, criaram quadros como Pokabas TV pra mostrar entrevistas e curiosidades do evento e da cidade; lançaram desafio de curtidas em perfil de instagram de lanchonete em Doha para ganharem sanduíches durante os 15 dias de Copa; venderam copos de cerveja personalizados do Mundial para seu público a fim de amenizar os altos custos dessa bebida (perto de R$ 75,00). Enfim. Interagiram muito e viram nisso uma chance de seus seguidores fazerem parte dessa empreitada. Afinal, quem não quer ter uma lembrança da Copa?
“Muita gente estava pedindo um copo de lembrança. Então, Pokas teve a ideia de quem quisesse pagaria R$ 50,00 e os outros R$ 25,00 a gente completaria … E no primeiro lote vendemos 384 copos e já estamos no lote 2 que custa R$ 75,00 que é o valor integral”, explicou Agabas, que torce pelo Confiança.
“Se beber era problema na Copa, comer também era. Chegamos a pagar R$ 90,00 num hambúrguer e numa Coca. Mas achamos uma biroskinha. Lançamos esse desafio ao dono, que tinha somente 50 seguidores no instagram, ele não acreditou que conseguiríamos e em 49min batemos mil seguidores e hoje já tem mais de três mil”, conta Pokas, que é empresário e torcedor do Flamengo e Sergipe.
Nos estádios, acompanharam a derrota da Seleção diante dos Camarões, e a vitória contra a Coréia do Sul, nessa segunda-feira, 5. Além dos jogos, visitaram de festa brasileira em hotel de luxo, Fan Fest, Praia em Doha, até a New Musheireb Cafeteria, a “biroskinha” como chamou carinhosamente a pequena lanchonete onde consegue comer de graça depois que seu público bateu a meta de mil seguidores para o estabelecimento.
Em poucos dias que chegaram em Doha, eles conversaram com sergipanos que estão torcendo pelo Brasil, trocaram de camisas com argentinos, beberam e aproveitaram muito o Mundial. Eles não apenas se divertiram, mas trouxeram diversão para seus seguidores.
“Todo torcedor quer ver a seleção vencer, mas a energia que está aqui não será uma derrota que vai estragar ou tirar o brilho da Copa do Mundo… hoje tivemos uma experiência incrível com crianças cataris no metro que nos recepcionaram com doces e souvenir, você vê que eles estão muito felizes em estar fazendo a Copa pra gente”, conta Agamenon.
Na festa da bola e da pluralidade de povos, esta dupla simboliza muito bem o sentimento de Sergipanidade. E é exatamente este sentimento a razão de existir da coluna Direto do Catar. Sergipanidade tem relação com identidade, com representatividade. Por isso, dos mais de 1 milhão de torcedores do mundo todo que estiveram e estão em Doha, sabemos que, no mínimo, dois sergipanos fãs de futebol nos representam seja no sotaque, seja nas histórias comuns que só quem mora em “Aracaju City” e no interior sergipanos entende.
Na volta, certamente, trarão a bandeira de Sergipe que levaram na mala e que mostraram em muitas oportunidades, mas também terão a “difícil” missão de entregar todos os copos de cerveja personalizados que os seguidores compraram. Afinal, Sergipanidade à parte, beber é universal.