Gabriel Damásio
gabrieldamasio@jornaldodiase.com.br
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deve investigar as causas de um tiroteio que deixou pelo menos cinco pessoas feridas na noite de quinta-feira na praça principal do conjunto Agamenon Magalhães (zona oeste de Aracaju). O incidente aconteceu após um evento promovido por integrantes de um grupo de som automotivo. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que o caso está sendo tratado como tentativa de homicídio e que testemunhas serão ouvidas nos próximos dias para tentar identificar o autor dos disparos e a motivação do incidente.
A Polícia Militar disse que houve somente cinco feridos na ocorrência. No entanto, fontes ligadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informaram que sete pessoas foram socorridas na região com ferimentos à bala, sendo cinco levados ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e outros dois à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, na zona norte. As identidades e o estado de saúde das vítimas não foram confirmadas até o fechamento desta edição.
Segundo informações iniciais da polícia, os disparos teriam sido feitos por um homem que se envolvera em uma discussão causada supostamente pelo som alto de um dos veículos. Testemunhas relataram que os dois teriam iniciado uma briga e o atirador teria sacado um revólver. As vítimas atingidas estavam próximas ao local do encontro e muitas pessoas correram assim que se ouviram os tiros. A PM informou que rondas foram realizadas pelas equipes de rua no local do incidente, mas o atirador não foi encontrado.
Por meio de uma página na rede social Facebook, o grupo organizador do evento negou a informação inicial de que os disparos haviam ocorrido dentro do encontro de som automotivo e carros rebaixados, que acontecera em um parque de exposições na Rua Alagoas. "Teve apenas dois tiros, mais foi fora do evento com um pessoal que curtia em uns sons automotivos, e tudo isso aconteceu após o evento, ou seja, o evento já tinha acabado", diz um comunicado do grupo, atribuindo o incidente a "gente que não sabe curtir e gosta de fazer confusão".
Mortes no feriado – A polícia registrou ainda três assassinatos durante a noite do feriado de 1º de Maio, sendo dois no Vale do Cotinguiba. Em Riachuelo, o carroceiro Rubenilson dos Santos, 32 anos, foi baleado na porta de sua residência no bairro Cidade Nova, periferia da cidade, por dois homens encapuzados que o seguiam na rua e abriram fogo, atingindo a vítima pelas costas. O motivo do crime é desconhecido pelos familiares, que asseguraram não saber de qualquer rixa ou inimizade.
Outra vítima foi o comerciante Aleirton Santos Rodrigues, 41, morto na região do Monte Carmelo, em Carmópolis. O crime foi cometido por outros dois homens que o chamaram pelo nome na porta de um bar de sua propriedade, atiraram e fugiram em uma moto. Ele chegou a ser socorrido por familiares ao Hospital Municipal de Carmópolis, mas não resistiu aos ferimentos. O terceiro crime aconteceu na Rua Nova Esperança, centro da Barra dos Coqueiros (Grande Aracaju). Aimberê Francisco Santos de Oliveira, 23, morreu depois de levar três tiros disparados por desconhecidos. O caso também é apurado pelo DHPP.


