Policial militar baiano acusado de homicídios é preso em Aracaju
Publicado em 16 de dezembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Uma operação deflagrada ontem pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) resultou em uma prisão ocorrida em Aracaju. O alvo da chamada ‘Operação Condado’ foi um policial militar baiano, que morava na capital sergipana. Ele é acusado de integrar um grupo de extermínio apontado como responsável por alguns assassinatos ocorridos na cidade de Conde, litoral norte do estado vizinho. O militar, que pertence à 51ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Conde), teve a prisão decretada pela Justiça baiana, que também expediu contra ele dois mandados de busca e apreensão.
A diligencia foi feita por agentes da Força Tarefa de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsões, da SSP baiana, com o apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil de Sergipe.O bairro onde a prisão aconteceu não foi divulgado. Durante as buscas, duas armas foram apreendidas, além de diversas placas de veículos. O policial militar foi transferido para Salvador e, após ouvido e passar por exames, foi recolhido ao Batalhão de Choque da PM local.
A Operação Condado também fez buscas por localizar um policial civil acusado de integrar o mesmo grupo de extermínio. De acordo com a polícia da Bahia, o agente é lotado na Delegacia Territorial de Conde, mas também estaria morando em Aracaju, está atualmente afastado por licença médica e agora é considerado foragido. A quadrilha integrada pela dupla era investigada desde 2018 e, além dos assassinatos na cidade, também é acusada de praticar extorsão contra empresários e comerciantes locais.