Polícias apreendem cerca de R$ 170 mil em pneus
Publicado em 29 de abril de 2021
Por Jornal Do Dia
Uma ação conjunta de flagrada ontem pelas polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil resultou na apreensão de mais de uma centena de pneus, supostamente adquiridos de forma ilícita, que estavam no interior de um estabelecimento comercial em Itabaiana (Agreste).Os policiais receberam denúncia anônima de que naquele município estaria acontecendo a venda de pneus com possível origem ilícita. Eles seguiram até o local da denúncia e visualizaram, pela porta aberta de um galpão comercial, diversos pneus amontoados.
A entrada das equipes ao estabelecimento foi autorizada por um funcionário, que não soube informar a origem dos pneus, nem tampouco se eles possuíam as respectivas notas fiscais de compra.Uma mulher, que se apresentou como filha do proprietário, disse que os pneus pertenciam ao seu pai, o qual costuma comprar o produto na fronteira "Brasil-Paraguai" para revenda no comércio local.
O delegado Rafael Kaufer explicou que há duas linhas de investigação. Uma delas avalia se o material entrou sem pagar o imposto – descaminho – ou se não atende critérios da legislação brasileiro – contrabando. "Recebemos o contato da PRF e da PM informando que havia a denúncia de um galpão com uma carga de pneus, que teria sido objeto de roubo. Diligenciamos e através de informações, que a princípio, eram pneus fruto de descaminho. São 118 unidades de quatro marcas provenientes do Paraguai, que teriam atravessado a fronteira sem pagamento de imposto. Mas, ainda não foi afastada a hipótese de contrabando", detalhou.
Diante da não apresentação da documentação fiscal de origem, 118 pneus de diversas marcas e modelos avaliados em cerca de R$ 170 mil, foram apreendidos e encaminhados à Delegacia Regional de Itabaiana.
Outra apreensão – Em outra diligência na manhã de ontem, agentes da Delegacia Regional de Itabaiana participaram de um trabalho conjunto com o Procon/SE no município. O objetivo da ação foi fiscalizar o comércio local, para prevenir e inspecionar possíveis irregularidades praticadas pelos comerciantes.
Durante a ação no bairro São Cristóvão, duas pessoas foram flagradas por manter e comercializar gás de cozinha de maneira irregular, o que constitui crime contra a ordem econômica. A dupla foi conduzida à Delegacia Regional, onde foram tomadas as medidas legais.Outros comerciantes do município serrano também foram flagrados cometendo infrações administrativas e, por consequência, indo de encontro ao que prevê o Código de Defesa do Consumidor, sendo autuados.