Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

“Não é aceitável que os sergipanos ainda convivam com a falta de água”, afirma Rogério


Avatar

Publicado em 25 de maio de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Rogério fala para agricultores.

Em visita a municípios, no último final de semana, o senador e pré-candidato ao governo do estado Rogério Carvalho (PT) ouviu de várias pessoas queixas sobre o desabastecimento e a falta de infraestrutura na rede de abastecimento que têm ocasionado dificuldades aos usuários da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Em Cristinápolis, a má qualidade é reflexo do sucateamento do sistema de abastecimento de água do município, conforme relatam moradores da cidade. Eles dizem que a Estação de Tratamento de Água, inaugurada há 25 anos, não passou, nesse período, por nenhuma modernização adequada para dar conta do aumento da vazão para atender à demanda de usuários que hoje existe. A informação é que, nesse período, mesmo a vazão tendo passado de 80m³/hora para 120m³/h, os filtros continuam os mesmos três que existiam antigamente.
Os usuários dizem que a explicação dada por técnicos da companhia para justificar o problema é a falta de manutenção. Os filtros em quantidade insuficiente não conseguem fazer a filtração completa da água e o lodo, misturado ao sulfato de alumínio utilizado no tratamento da água, acaba passando para o reservatório, formando uma lama escura de odor desagradável, que chega às torneiras dos usuários.
Para Rogério Carvalho, não é aceitável que ainda hoje os sergipanos e sergipanas, principalmente dos municípios localizados à margem de rios, tenham que conviver com a falta de água. “Por isso tenho o compromisso de implantar o Programa Água para Todos, para que essa realidade de falta de abastecimento não mais exista. Vamos levar água para todos os sergipanos”, afirmou.
O pré-candidato informou que entre os pontos do plano de governo que está sendo construído está a criação do programa Água para Todos. Ele adiantou que nessa proposta não está apenas a instalação de poços artesianos e colocação de chafariz, mas também investimentos em estruturação da Deso para levar água encanada às residências de todos os municípios do estado, com dessalinização em caso de poços em área de água salgada, para que a água chegue com qualidade a cada família sergipana.
“É um programa que eu quero levar para todos os sergipanos, e isso vai depender de uma parceria com o presidente eleito. É um compromisso que vamos honrar na nossa administração, assim como Lula fez com o programa Luz para Todos”, garantiu Rogério Carvalho.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade