Sexta, 19 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 15 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Explica
Rogério Carvalho explica que, como foi aprovado, o projeto não resolve o problema dos preços de combustíveis, pois preserva lucros extraordinários da Petrobras e os dividendos distribuídos a seus acionistas.

Feira
Os governadores do Nordeste vão participar da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que acontece entre os dias 15 e 19 de junho no Centro de Convenções em Natal, e tem como mote central “A grande festa da colheita”.

Reunião
O ex-presidente Lula se reunirá com os governadores e visitará stands dos agricultores na feira nesta quinta-feira (16). O governador Belivaldo Chagas (PSD) já avisou que não vai, mas será representado pela vice-governadora Eliane Aquino.

Fome
A reunião de Lula com os governadores ocorrerá dias depois de um estudo revelar que 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil e marcará o início do giro que o presidenciável fará por três estados do Nordeste.

Aracaju
A visita de Lula à Aracaju está marcada para o próximo sábado (18). Em Aracaju, ela participará do lançamento da pré-candidatura do senador Rogério Carvalho a governador, no Centro de Convenções.

Encontro
O ato político, aberto ao público, reunirá lideranças dos partidos que já compõem a aliança no estado – PT, PSB, PV, Solidariedade e PCdoB -, apoiadores da pré-candidatura de Lula à Presidência, movimentos populares, sindicais e pessoas de todos os municípios sergipanos. Os portões serão abertos ao público às 7 horas.

Caravanas
De acordo com o presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel, caravanas de vários municípios sergipanos já estão se organizando para vir a Aracaju no próximo sábado. “Lula é o nosso grande líder popular. Este ato entrará para a história de Sergipe”, afirmou.

Inscrição
Para ter acesso ao ato, é preciso realizar inscrição através do link http://lulaerogerio.com.br/inscricao.php

Feriadão
O governador anunciou, no Twitter, que decretar ponto facultativo no estado nesta feira (17), um dia após o feriado de Corpus Christi. O mesmo ocorre na prefeitura de Aracaju. O decreto foi assinado à noite.

Eleições
Termina nesta quarta-feira (15) o prazo para tribunais regionais eleitorais (TREs) informarem os municípios que terão identificação híbrida de eleitores nas eleições de outubro. As informações devem ser inseridas no Sistema ELO, responsável pelos dados do cadastramento eleitoral.

Documento
Pela identificação híbrida, que é a modalidade de praxe nas eleições, os eleitores que não tiverem cadastrado as impressões digitais para reconhecimento da biometria serão reconhecidos por meio do título de eleitor ou de um documento oficial com foto, como a carteira nacional de habilitação (CNH), o passaporte e a carteira de trabalho.

Recursos
Até quinta-feira (16), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha que serão transferidos para os partidos realizarem as campanhas dos candidatos.

Datas
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, para escolha do presidente da República, de governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Caso seja necessário o segundo turno para definição da disputa presidencial e de governos estaduais, será em 30 de outubro.

Podemos
Presidente do Podemos em Sergipe, a delegada Danielle Garcia, pré-candidata ao Senado Federal, promoveu, nesta segunda-feira (13), uma reunião com os pré-candidatos proporcionais do partido nas eleições deste ano. O intuito do encontro foi alinhar as estratégias da sigla para o pleito.

Diálogo
A presidente do Podemos ressaltou o processo de reestruturação do partido no estado. “Mantendo como base o diálogo e respeitando todos os filiados, tanto os que já estavam no partido e seguem com a gente como também os novos nomes que chegaram. Esse é o nosso jeito de fazer política, formando novos líderes e não apenas seguidores”, enfatiza Danielle Garcia.

Concurso
O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargador Edson Ulisses de Melo levará à apreciação do pleno, na reunião desta quarta-feira (15), a Resolução que regulamentará o concurso para provimento de vagas no Poder Judiciário do Estado de Sergipe.

Edital
Sendo aprovada, será assinada a Portaria para a formação da comissão e, posteriormente, publicação do edital. O anúncio foi feito durante reunião com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (SINDIJUS), na manhã desta terça-feira.

Nível médio
Segundo Edson Ulisses, será exigido nível médio para o cargo de técnico judiciário, valorizando a filosofia includente. “Assim, diante dos altos índices de desemprego no país, as pessoas que tenham apenas nível médio poderão participar do certame”, explicou.

Volta
Após o STF confirmar a cassação de Valdevan Noventa (PL), o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PL-AL) reempossou ontem o deputado Márcio Macêdo (PT). Dessa vez, o gesto de Lira entre a decisão do STF e a posse atravessou três dias.

Mão amiga
No próximo dia 23 de junho, os trabalhadores do corte da cana inscritos no Programa Mão Amiga já poderão sacar a primeira parcela do benefício, com uma novidade: o valor total, ao final das quatro parcelas, passa a ser de R$ 1 mil, após reajuste promovido pelo Governo de Sergipe. O governador Belivaldo Chagas sancionou, no último dia 09 de junho, a Lei nº. 9.041, fazendo essa alteração no Programa, que somando as vertentes da cana e da laranja, atende anualmente até 10 mil trabalhadores rurais.
O programa estadual de transferência de renda é executado pelo Governo de Sergipe desde 2009, para mitigar os efeitos do desemprego sazonal que atinge diretamente os trabalhadores rurais, durante o período da entressafra dos cultivos da cana e da laranja. Em 2021 ele foi ampliado, passando a atender também pequenos criadores de gado leiteiro do Alto Sertão, no período de estiagem.
De acordo com o governador, a nova Lei veio para atualizar o valor pago pelo programa, equiparando o benefício das vertentes da cana e da laranja ao valor pago pelo Pró-Sertão Bacia Leiteira.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade