Quarta, 29 De Junho De 2022
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 22 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Julgamento
O julgamento no TSE do recurso que trata da cassação e da inelegibilidade do deputado estadual por Sergipe Talysson Barbosa Costa, e da inelegibilidade de Valmir dos Santos Costa, o Valmir de Francisquinho, ex-prefeito do município de Itabaiana, deve ser retomado nesta quinta-feira, às 10 horas.

Vistas
Eles são, respectivamente, pai e filho e teriam cometido abusos durante a campanha eleitoral de 2018. Um pedido de vista do ministro Carlos Horbach interrompeu, no último dia dois, a conclusão do julgamento. Ele é quem deve apresentar novo voto, provavelmente pela absolvição dos dois.

Em Sergipe
Em 15 de agosto de 2019, o TRE-SE, por maioria de votos, cassou o mandato do deputado estadual Talysson e decretou a sua inelegibilidade e a do seu pai Valmir de Francisquinho, pelo prazo de 8 anos, por abuso de poder político e econômico nas eleições 2018. Acatou denúncia do Ministério Público Federal.

Cassação
O relator do caso no TSE, ministro Sérgio Banhos, votou no sentido de manter a decisão do regional, uma vez que os fatos comprovados nos autos caracterizam a prática de abuso de poder político e econômico, com uso de propaganda irregular e uso da máquina administrativa municipal, o que trouxe desequilíbrio à disputa.

Votos
O TSE é composto por sete ministros, e os demais vão se manifestar após o voto-vista do ministro Horbach.

Advogado
Valmir de Francisquinho vem denunciando que o PSD do governador Belivaldo Chagas contratou um escritório de advocacia em Brasília, para atuar contra a sua defesa. Ele vai acompanhar o julgamento diretamente de Brasília.

São Lucas
O Hospital São Lucas distribuiu nota informando que, desde o dia 21 de junho, estão suspensos novos atendimentos para usuários da operadora Unimed-Sergipe. Os usuários em questão passam a ser atendidos em regime particular.

Atrasos
O São Lucas explica que a medida não afeta pacientes já internados ou aqueles que já tenham cirurgia ou procedimentos críticos agendados e autorizados. “Esta decisão foi tomada por conta de descumprimento de contrato e atrasos injustificados de pagamento por parte da operadora, que inviabilizam a continuidade dos serviços prestados”, justificou.

Crise
A crise na Unimed-Sergipe já levou a suspensão de diversos convênios, limitando ainda mais o alcance dos atendimentos para os usuários da operadora.

Folha
O Governo do Estado iniciou ontem o pagamento da folha salarial de junho, quando receberam os aposentados e pensionistas. Já nesta quarta-feira, recebem os servidores ativos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e suas fundações, além dos servidores da Educação.

Conclusão
As demais secretarias, empresas, autarquias e fundações recebem logo em seguida, no dia 23, na véspera do dia de São João. Junto à folha, o Estado paga, também, os 50% do 13º salário para os aniversariantes de junho.

Festejos
A antecipação do pagamento da folha do mês de junho tem o objetivo de estimular a economia sergipana durante o período junino. Desta forma, serão injetados R$ 400 milhões no comércio local.

Desconto
Junho será também o último mês de cobrança da contribuição previdenciária de 14% para aposentados e pensionistas do Estado. O projeto de suspensão da cobrança foi aprovado pela Alese ainda neste mês. Com isso, a expectativa é de que quase 30 mil pessoas sejam beneficiadas.

Lagarto
A Câmara Municipal de Lagarto aprovou ontem Projeto de Lei do Executivo para contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 8 milhões. O projeto não esclarece como será utilizado esse montante no município, diz apenas que é para obras, mas não detalha quais.

Teatro
A Câmara Municipal de Aracaju aprovou uma Moção de Apelo, proposta pela vereadora Professora Ângela Melo (PT), para que a Fundação de Cultura e Arte de Sergipe e o Governo do Estado agilizem todos os esforços visando a reabertura imediata do Teatro Lourival Baptista.

Insatisfação
Segundo Ângela, desde 2019 que o teatro Lourival Baptista está fechado, “o que tem causado insatisfação não apenas dos artistas que sempre utilizaram aquele importante espaço cultural, mas também da própria comunidade do Getúlio Vargas e dos bairros vizinhos, que tem o teatro como um patrimônio”.

Licenciada
Ivânia Pereira está licenciada da presidência do Sindicato dos Bancários. Para ficar apta a participar das eleições de outubro, como dirigente e militante do PCdoB.

Militância
Em entrevista à Jovem Pan, o senador e pré-candidato a governador de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), destacou a importância da união da militância do Partido dos Trabalhadores na caminhada rumo às eleições 2022.

Lula
Ele ressaltou, também, a importância do apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve em Sergipe no último fim de semana para participar de dois atos que reforçaram a força e união de ideais da esquerda sergipana.

Apoio
Para Rogério, as declarações de Lula, em total apoio à sua caminhada política, demonstram a certeza de que sua trajetória política se alinha, de maneira sólida e inclusiva, ao desejo coletivo de resgate da democracia brasileira.

Palanque
“Lula tem um pré-candidato a governador, que sou eu. Tem um palanque que é o nosso, junto ao PC do B e PV, e nossa coligação com o PSB e Solidariedade. Ele reafirmou seu compromisso com nossa pré-candidatura e destacou a importância dos nossos pré-candidatos e ainda disse que, no momento oportuno, voltará a Sergipe”, afirmou.

Divisor
Para Rogério, a presença do presidente Lula foi um divisor de águas para nossa pré-candidatura e para a política sergipana. “Estávamos, desde o ano passado, sob questionamentos de se teríamos unidade do partido e, no evento de sábado, ficou claro”, reforçou.

Emendas de João Daniel
Na manhã de segunda-feira (20), após a assinatura de ordem de serviços para pavimentação de ruas do povoado Campinhos, com emendas destinadas através do mandato do deputado federal João Daniel, o professor e ativista social Ronaldo Cardoso, juntamente com o senhor Eronaldo Contador, fizeram o pedido de uma emenda destinada para a perfuração de um Poço Artesiano e implantação de Sistema de abastecimento da segunda etapa do Povoado Tabuleiro dos Cágados, em Umbaúba-SE, nas imediações da residência da professora , Angelina. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de aproximadamente 50 famílias da localidade. Na oportunidade, João Daniel, disse que buscará os meios necessários para a obra por entender que “água é vida”.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade