Sexta, 26 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 23 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Sergipe
A decisão do TSE pode ser uma solução para a base governista em Sergipe, desde que o pré-candidato a governador, deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), abra mão da participação dos maiores partidos do grupo na coligação para governador.

Disputa
A vaga de senador entre os governistas é disputada pelo ex-deputado André Moura (União Brasil), o deputado federal Laércio Oliveira (PP) e o ex-governador Jackson Barreto (MDB).

Propaganda
Abrir mão do tempo de TV desses partidos, tão grandes quanto o próprio PSD, implicaria em um tempo menor para que o governador Belivaldo Chagas possa mostrar suas obras na propaganda eleitoral em defesa de seu candidato.

Julgamento
O julgamento no TSE do recurso que trata da cassação e da inelegibilidade do deputado estadual por Sergipe Talysson Barbosa Costa, e da inelegibilidade de Valmir dos Santos Costa, o Valmir de Francisquinho, ex-prefeito do município de Itabaiana, será retomado nesta quinta-feira, às 10 horas.

Voto
O primeiro a votar será o ministro Carlos Horbach que interrompeu, no último dia dois, a conclusão do julgamento. Hoje ele apresentará o seu voto vista.

Advogado
Valmir de Francisquinho reclama que o PSD teria contratado uma banca de advogados famosos de Brasília para reforçar a acusação, mas foi ele quem contratou um dos escritórios mais renovados da capital federal para reforçar a sua defesa.

Ex-ministro
A Rangel Advocacia, uma das mais caras, tem entre os seus integrantes o ex-ministro do TSE, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que teve dois mandatos no tribunal. O último terminou no dia 10 de agosto de 2021.

Prisão
Para o senador Alessandro Vieira (PSDB), a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (22), por suspeita de operar um balcão de negócios no Ministério da Educação e na liberação de verbas do FNDE já era aguardada.

Punição
Ele lembrou que cobra a punição a todos os envolvidos desde que as denúncias surgiram. “Isso é muito grave. Não podemos tratar como “novo normal” absurdos e/ou cometimento de crimes.”, afirma o senador.

Áudio
O parlamentar sergipano lembra ainda do áudio em que o ex-ministro Milton Ribeiro afirmava priorizar pedidos dos amigos de um dos pastores a pedido de Bolsonaro na liberação de recursos para obras de creches, escolas, quadras ou para compra de equipamentos.

Segurança
Em votação realizada na manhã desta quarta-feira (22) foi aprovada, na Alese, indicação do deputado Iran Barbosa (Psol), propondo a adoção de todos os atos administrativos necessários para a implantação da “câmera corporal policial” em todos os agentes de segurança pública no Estado de Sergipe, seja ele civil ou militar.

Já usadas
De acordo com Iran, a “câmera corporal policial” é uma experiência já utilizada em outros estados e que vem obtendo resultado satisfatório, ocasionando a diminuição de resistências às abordagens policiais e, por consequência, dos confrontos entre agentes do Estado e possíveis infratores.

Solidária
A delegada Danielle Garcia (Podemos), pré-candidata a senadora, manifestou em suas redes sociais sua solidariedade à procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros, agredida por um colega de trabalho, na terça-feira (21), em Registro (SP). Danielle também cobrou que o agressor seja punido.

Punição
Ela disse que, como delegada, “acompanhei e investiguei diversos casos de violência contra a mulher e prendi inúmeros agressores. As vítimas podem ser de qualquer idade, classe social, profissão, escolaridade. É fundamental que haja investigação e punição dos responsáveis”.

18 anos
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) destacou nesta quarta-feira os 18 anos de história da TV Alese. A emissora foi implantada na gestão do ex-deputado Antonio Passos, pai de Georgeo, que esteve presidente entre 2003 e 2006. A emissora foi ao AR em 22 de junho de 2004, em canal fechado.

Sessão
Por iniciativa do vereador Professor Bittencourt (PDT) será realizada na próxima segunda-feira (27), a partir das 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Diversidade
O evento tem o objetivo de celebrar a diversidade e saudar toda a comunidade LGBTQIA+ pelo dia 28 de junho, bem como reafirmar a luta em favor do respeito e contra toda forma de violência LGBTfóbica.

Transmissão
A sessão vai contar com a participação de autoridades locais e será transmitida através do Youtube da Câmara Municipal de Aracaju (www.youtube.com/camaradearacaju), além da TV Câmara Aracaju canal aberto 5.3 ou pelo site (www.aracaju.se.leg.br).

Pesquisa
O ex-presidente Lula (PT) está a um ponto de vencer as eleições deste ano no primeiro turno, segundo pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (22). De acordo com a pesquisa, Lula com 44% das intenções de voto, enquanto os outros candidatos somam 45%.

Registro
Os dados foram coletados de 19 a 21 de junho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram feitas 3.000 entrevistas em 302 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07003/2022.

Sergipe contra mudança do ICMS
Os governadores de 11 estados pediram para que o Supremo Tribunal Federal (STF) considere inconstitucional a lei que mudou as regras de incidência do ICMS em combustíveis. Os governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe assinaram o pedido.
A lei complementar 192 foi aprovada em março de 2022 em uma tentativa do governo e do Congresso Nacional de diminuir o preço da gasolina e do diesel e, assim, o impacto disso nas campanhas eleitorais.
No texto, os governadores dizem que “trata-se de verdadeira ‘caridade com chapéu alheio’, uma liberalidade orçamentária a ser sofrida pelos estados, DF e municípios, todos surpreendidos pela medida unilateral, autoritária, drástica e com graves efeitos imediatos para os combalidos cofres desses entes”.
O relator ainda não foi indicado.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade