Quinta, 25 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 07 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Radar
A partir da próxima segunda-feira (11), a fiscalização eletrônica instalada pelo governo Belivaldo Chagas na Rodovia Ignácio Barbosa, antiga Sarney, na área de praias, começa a emitir multas. Lá o limite de velocidade é de 50 Km/h.

Aracaju
Apesar de se localizar em Aracaju, onde a fiscalização eletrônica permite o limite de até 60 km/h, a antiga Sarney é uma rodovia estadual administrada pelo DER. O governo decidiu reduzir a velocidade.

Desmorona
Inaugurado com festa pelo presidente Bolsonaro há menos de 60 dias, a duplicação do trecho Japaratuba-Propriá da BR-101, na altura do município de Muribeca, não resistiu a primeira chuva. O trânsito voltou a pista única.

Obras fakes
Sobre o assunto, comentou o deputado federal João Daniel (PT), em suas redes sociais: “Lembram que eu avisei das obras fakes de Bolsonaro? Pois é… Cada vez mais elas se revelam. sse é o trecho da BR-101 contemplado pela inauguração do presidente genocida há dois meses aqui em Sergipe. Além de inaugurar um trecho minúsculo, ainda fez com material de baixíssima qualidade. UM RETRATO DESSE GOVERNO!”.

Chapa
O diretório estadual do Psol de Sergipe, composto por todas as forças políticas do partido, definiu, por consenso, que terá candidatura própria ao governo de Sergipe, e o nome indicado como pré-candidata a governadora é Niully Campos, tendo como vice, Demétrio Varjão.

Quem é
Niully, 34 anos, natural de Capela, mulher negra, mãe, ativista social pelos direitos humanos, tem militância em defesa dos direitos das mulheres e dos direitos sociais. É professora de direito penal e advogada criminalista.

Encontro
Na segunda-feira (11), o Psol fará um grande encontro com a sua militância para a apresentação da chapa e da plataforma programática da campanha para o governo do Estado de Sergipe.

Com Lula
O Psol apresentou chapa ao governo em represália ao senador Rogério Carvalho, pré-candidato do PT a governador, que não aceitou a indicação de Henri Clay para o Senado. Mas o partido vota no ex-presidente Lula.

Mobiliza
Já o Mobiliza, antigo PMN, decidiu não lançar candidato a governador nas eleições deste ano em Sergipe. Com isso, o professor Emmanuel Franco não será mais candidato. Era um dos pré-candidatos mais entusiasmados com o presidente Bolsonaro (PL)

Oito candidatos
Como o Psol decidiu apresentar a candidatura de Niully, Sergipe continua a ter oito pré-candidatos a governador: Alessandro Vieira (PSDB), Antônio Cláudio (DC), Elinos Sabino (PSTU), Fábio Mitidieri (PSD), João Fontes (PTB), Rogério Carvalho (PT) e Valmir de Francisquinho (PL).

São Cristóvão
São Cristóvão foi selecionado para participar do Programa de Mentoria da Rede Governança Brasil. O programa serve para a promoção de boas práticas da governança na administração pública e já foi realizada com cidades de vários estados do país. Em Sergipe, a cidade será a primeira a passar pela mentoria.

Eficácia
Segundo o prefeito Marcos Santana, o objetivo da administração, “é ter políticas públicas que sejam eficazes e, sobretudo, que os recursos públicos sejam aplicados da maneira mais republicana possível”.

Legado
“A ideia com essa mentoria de governança é aculturar no seio da administração municipal essa forma de agir dentro dos princípios legais, de forma que tenhamos no presente e no futuro, um legado que permita uma administração com seus objetivos atingidos do que a população exige, que são os serviços públicos com eficiência e eficácia”, disse Marcos Santana.

Ocupação
Para impedir a reintegração de posse e o desalojamento das famílias da Ocupação Centro Administrativo, a Defensoria Pública do estado de Sergipe ajuizou uma ação, em 2017. O documento pediu também a concessão de auxílio moradia até a implementação efetiva de políticas públicas habitacionais.

Sem despejo
Após quase cinco anos de luta na Justiça de Sergipe, as famílias permanecem morando na Ocupação Centro Administrativo em situação de vulnerabilidade. Vale lembrar que, o Supremo Tribunal Federal suspendeu os despejos e desocupações até 31 de outubro deste ano, em razão da pandemia de covid-19.

Aprovados
Os vereadores que compõem a Câmara Municipal de Aracaju aprovaram nesta quarta-feira (6), três Projetos de Leis enviados pelo Poder Executivo, que visam o perdão de dívidas do IPTU e ISS. A oposição apresentou emendas as proposituras, todas rejeitadas pelas comissões temáticas. Os PLs, encaminhados pela PMA no dia anterior, foram aprovados em 1ª, 2ª, 3ª e Redação Final.

Objetivos
O PL 160/2022 trata do perdão de dívidas relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); O PL 161/2022 dispõe sobre dívidas de até R$ 600 do pequeno empreendedor junto ao Fisco municipal; E o PL 162/2022 propõe o parcelamento de dívidas do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Transporte
O prefeito Edvaldo Nogueira voltou a defender um novo modelo de financiamento do transporte público e a inclusão do governo federal e dos Estados neste processo. “Nestes 20 anos, em meus mandatos como vice-prefeito e como prefeito, na luta municipalista, nunca vi uma crise tão grave como a que vemos agora no transporte coletivo no país”, afirmou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade