Terça, 23 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 27 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Comemoram
Petistas sergipanos comemoraram a adesão do ex-governador Jackson Barreto (MDB) à candidatura de Rogério Carvalho, pré-candidato do partido a governador. A cerimônia foi realizada no final da manhã de ontem num hotel da orla da Atalaia.

Mesa
Na mesa estavam o ex-prefeito João Gama, cujo filho Sérgio (MDB) foi indicado por Jackson para vice de Rogério, Sílvio Santos, Rogério, Jackson, Valadares Filho, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, e a vice-governadora Eliane Aquino.

Umbaúba
O presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel, não participou do ato, porque já tinha compromissos em Umbaúba e outros municípios do centro-sul. Ele integrou as negociações que garantiram o apoio de Jackson.

Elogios
Em seu discurso, Rogério elogiou a trajetória política de Jackson, que já estiveram juntos nas eleições de 2006, 2010 e 2014. “Jackson você é um ardoroso defensor da democracia, você está em casa”, festejou Rogério.

Não critica
Jackson evitou fazer qualquer crítica ao governador Belivaldo Chagas, com quem rompeu na sexta-feira passada quando desistiu de disputar o Senado em função da insistência com duas candidaturas – a outra do deputado federal Laércio Oliveira (PP), bolsonarista.

Razão
Segundo Jackson, Belivaldo trabalhou para que ele tivesse sido escolhido o postulante ao Senado, “mas não abriu mão da outra pré-candidatura e, eleitoralmente, não daria certo dois concorrentes a senador numa mesma chapa”.

Não entende
Para o ex-governador, “o eleitor não iria entender que no mesmo palanque tivesse um candidato defendendo a eleição do presidente Lula (PT) e outro que apoia Bolsonaro” Jusitficou.

Coordenador
Jackson foi indicado pelos dirigentes petistas como coordenador estadual da campanha do ex-presidente Lula. “Precisamos votar e trabalhar para garantir a continuidade de nossa democracia, impedir que Bolsonaro se reeleja e coloque em risco o futuro do Brasil”, destacou.

Importância
Na sua opinião, “a eleição de Rogério Carvalho é muito importante para Sergipe, mas se não elegermos Lula, ele terá sérias dificuldades para governar o estado. Não podemos aceitar que um presidente reúna dezenas de embaixadores para falar mal do sistema eleitoral, atacar a Justiça”.

Nas redes
Do senador Rogério Carvalho, após receber o apoio de Jackson: “Hoje, o PT Sergipe e o MDB Sergipe reproduzem novamente a origem do grupo iniciado por Marcelo Déda, JB e Valadares Filho. Temos história e manteremos o legado de luta ao lado dos trabalhadores!”.

Nos EUA
Os deputados estaduais João Marcelo (PT) e Goretti Reis (PSD) serão os representantes da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese, junto à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, no National Conference Of State Legislatures – NCSL Summit 2022, em Denver, nos Estados Unidos.

Escolha
Para a escolha dos seus dois representantes, a Alese decidiu selecionar um parlamentar que faz parte da base aliada ao governo, representado pela deputada Goretti Reis, e o outro da oposição, representado pelo deputado João Marcelo.

Homenagem
O Projeto de Lei do vereador Fabiano Oliveira (PP) que denomina a Praça Artista Plástico José Fernandes, a atual Praça Monteiro Lobato, localizada no Bairro Inácio Barbosa, foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju por unanimidade em Junho deste ano.

Senador
O deputado federal Gustinho Ribeiro, um dos principais quadros do Republicanos em Sergipe, afirma que o partido ainda não definiu quem apoiará para o Senado em Sergipe nas eleições deste ano. De acordo com o parlamentar, a decisão da sigla deve ser tomada e anunciada nos próximos dias.

Governo
Segundo Gustinho, o partido está fechado apenas com a candidatura do deputado Fábio Mitidieri (PSD) ao governo do estado.

Férias
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) informa que no período de 29 de julho a 12 de agosto, a Rede Pública Estadual de Educação, no âmbito das unidades escolares (professores e alunos), estará de férias.

Duas datas
O período de férias das escolas que ofertam somente o Ensino Fundamental iniciou-se no dia 18 de julho e retomam no dia 2 de agosto. Já as unidades que ofertam o Novo Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Profissionalizante e Ensino em Tempo Integral cumprem o período oficial, de 29 de julho a 12 de agosto.

Crimes de Bolsonaro
A Procuradoria-Geral da República (PGR) rebateu nesta terça-feira (26) críticas aos pedidos da vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, ao Supremo Tribunal Federal (STF), de arquivamento de apurações de supostos crimes atribuídos ao presidente da República, Jair Bolsonaro, parlamentares da base aliada e ex-membros do governo durante a pandemia de covid-19. Abertas após a aprovação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 do Senado, ações mencionam charlatanismo, prevaricação, crime de epidemia, infração de medida sanitária preventiva e emprego irregular de verbas ou rendas públicas.
Em nota, a procuradoria ressalta que todas as manifestações enviadas ao Supremo Tribunal Federal “estão devidamente motivadas e atendem a critérios técnicos e aos regramentos específicos que regulam o direito penal”. O texto destaca ainda que, desde que recebeu o relatório final da CPI, em 27 de outubro do ano passado, a PGR vem adotando todas as providências para dar o devido tratamento legal ao material.
Também nesta terça-feira, sete senadores protocolaram no STF ação que pede abertura de inquérito por prevaricação contra a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo. O pedido é assinado pelos senadores que comandaram a CPI — Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL) – e também por Humberto Costa (PT-PE), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Fabiano Contarato (PT-ES) e Otto Alencar (PSD-BA).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade