Quinta, 28 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 10 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Crédito
O Banco do Nordeste aplicou mais de R$ 93 milhões com o setor de saúde, no primeiro semestre em Sergipe. O volume de crédito foi destinado a financiamento de projetos como obras civis, aquisição de máquinas, equipamentos e veículos para clínicas, hospitais e demais empresas da área de saúde.

Outros projetos
Outros itens financiáveis são softwares, insumos, estudos e projetos de engenharia, além de consultorias, capital de giro associado e outros itens. Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Insatisfeito
O ex-deputado federal Mendonça Prado, que era pré-candidato a senador na chapa de João Fontes (PTB), divulgou nota em que mostra sua insatisfação com a decisão da diretoria provisória do PTB no estado.

Saída
Na nota, Mendonça avisa que deixou o partido: “É com tristeza que informo que o PTB, ao apagar das luzes, subtraiu de forma inusitada a minha candidatura ao Senado da República, para apoiar equivocadamente uma candidatura de outra agremiação partidária. Por essa razão, anuncio o meu afastamento definitivo desse partido e comunico que não serei candidato nas próximas eleições”.

Novo projeto
Prossegue a nota: “O meu objetivo sempre foi defender os interesses do meu estado e dos meus conterrâneos. Não tenho interesse em participar de projeto que não seja capaz de corresponder às expectativas do povo”.

Suplente
João Fontes s deixou de ser candidato a governador para virar candidato a primeiro suplente de senador na chapa de Eduardo Amorim (PL), que apoia a candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) a governador.

Nas ruas
Nesta quinta-feira, 11 de agosto, a sociedade estará nas ruas de todo o país para dar uma resposta clara às ameaças autoritárias do presidente Jair Bolsonaro (PL) à democracia brasileira e ao sistema eleitoral do país. Além de atos em 22 capitais e no Distrito Federal, também estão serão realizadas mobilizações em cidades do interior.

Democracia
Organizados pela CUT, centrais sindicais, movimentos populares que integram as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, movimentos estudantis, além de partidos políticos, os atos marcam a retomada das ruas em protesto contra os constantes ataques de Bolsonaro às instituições democráticas e que mergulham o país cava vez mais em uma crise política sem precedentes.

Aracaju
Em Aracaju, a CUT, partidos de oposição e entidades marcaram a manifestação para às 15 horas, na Praça Getúlio Vargas (Praça do Mini golf), Bairro São José, ao lado da sede da OAB/SE.

Contratações
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) criticou ontem nova contratação feita pelo Governo do Estado através Processo Seletivo Simplificado – PSS, anunciada ontem. O parlamentar defende a realização de concurso público para o sistema prisional do estado e denunciou a mudança na modalidade de licitação para contratação de empresa que irá administrar os presídios de Sergipe nos próximos anos.

Temporária
Segundo o deputado, não é uma necessidade temporária. “Vai precisar dos profissionais por muito tempo. E mais uma vez o governador está burlando a regra do concurso público, tendo em vista que sempre será necessário no sistema prisional o serviço desse profissional para atender as pessoas que estão cumprindo suas penas”, ponderou Georgeo.

Reviver
De acordo com o deputado, a “empresa Reviver que administra as cadeias públicas de Areia Branca, Estância e o Compajaf, presta serviço terceirizado ao Governo do Estado em um contrato milionário, com valor superior a R$ 70 milhões em 2021. E já tem mais de cinco anos que a empresa está atuando nos presídios sergipanos”.

Advogados
Em alusão ao Dia do Advogado, celebrado no dia 11 de agosto, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, irá realizar, nesta quarta-feira (10), às 19h, no auditório da CAASE, uma palestra com o advogado e mestre em Direito Público, Estado e Cidadania, José Rollemberg Leite Neto.

Gratuito
O evento terá entrada franca e será um grande dia para toda a advocacia do estado, tendo por objetivo reunir profissionais do direito nas mais diversas áreas para juntos compartilharem experiências.

Agenda
Durante o mês da advocacia serão lançadas diversas pautas e ações em benefício para advocacia sergipana como: a Corrida da Advocacia; a Copa Fut7 da Advocacia; a apresentação do Projeto Trajetórias; além de muitas outras realizações e novidades. Ainda sobre os eventos nas regionais, serão realizados no dia 17, em Estância; no dia 23, em Nossa Senhora da Glória; dia 25, em Itabaiana; e no dia 31 em Propriá.

Despejos
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por maioria de votos, liminar concedida em junho pelo ministro Luís Roberto Barroso para suspender despejos e desocupações até 31/10, em razão da pandemia da covid-19. A decisão foi tomada no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828, na sessão virtual concluída em 05/08.

Eleições
Barroso destacou a necessidade de estender, por mais quatro meses, os direitos assegurados pela Lei 14.216/2021, com a suspensão temporária de desocupações e despejos, inclusive para as áreas rurais, de forma a evitar qualquer superposição com o período eleitoral.

Perda de passageiros
Apesar da recuperação de 37,8% da demanda de passageiros pagantes transportados pelos ônibus urbanos em 2021 ante o ano anterior, quando comparado com o cenário de 2019, anterior à pandemia, a queda registrada ainda é expressiva, da ordem de 32,6%. Isso equivale a uma redução de 10,8 milhões de viagens realizadas por passageiros pagantes por dia, em todo o país. Os dados fazem parte do Anuário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2021-2022, divulgado ontem (9), em um seminário do setor na capital paulista, com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira, presidente da Frente Nacional de Prefeitos.
Segundo a NTU, a análise da demanda se baseia na comparação para os meses de abril e outubro de cada ano. O mês de abril de 2021 registrou recuperação de 119,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, período no qual foram atingidos os maiores índices de isolamento social, resultando em impacto na quantidade de passageiros transportados nas cidades brasileiras. Já no mês de outubro de 2021, houve uma pequena redução de 2,1%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade