Terça, 23 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 11 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Luto
Morreu na noite desta terça-feira (9), em Aracaju, Zilda Déda Chagas, mãe do ex-governador de Sergipe Marcelo Déda. Zilda Déda tinha 96 anos e sofreu sucessivas paradas cardíacas. O enterro foi realizado ontem no Cemitério Colina da Saudade.

Lagarto
O Ministério Público do Estado de Sergipe, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Lagarto, entrou com ação de improbidade administrativa contra a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, e o ex-secretário municipal de Planejamento, Adriel Alcântara, por ato de nepotismo.

Parentes
Segundo o MP, o ex-secretário nomeou vários parentes para cargos comissionados na Prefeitura de Lagarto, nomeações essas também atestadas pela prefeita Hilda Ribeiro.

Sem gestão
Candidato a governador, o senador Alessandro Vieira (PSDB) avalia que Sergipe convive há muitos anos com a falta de gestão promovida pelo atual grupo político de situação, que fez o estado regredir. Uma realidade que só poderá ser mudada, segundo ele, com uma avaliação e escolha criteriosa por parte dos sergipanos de quem vai administrar o Estado pelos próximos anos.

Desastre
Para Alessandro, “essa turma de Belivaldo, Jackson, Fábio e Rogério está no poder há tantos anos e não conseguiu resolver os problemas de Sergipe. Basta olhar para ver o desastre que eles criaram ao longo do tempo. Continuamos literalmente com os mesmos problemas”.

Obras
O candidato a governador critica as ordens de serviços para a realização de obras pelo governador Belivaldo Chagas. “Agora, na véspera da eleição, o governador anuncia ordens de serviço com o intuito de enganar a população. Mas, o resultado proporcionado por essa turma é destruição, abandono e desrespeito com o cidadão”, salienta.

Fundat
O prefeito Edvaldo Nogueira não aceitou o pedido de demissão apresentado por Edivaneide Lima, presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Ela é parente do ex-governador Jackson Barreto, que rompeu com o bloco governista.

Harvard
Nos dias 27 e 28 de agosto, no Hotel Quality, Aracaju vai receber a imersão NitroVip, um mega evento de empreendedorismo e gestão eficaz para gestores, líderes, empreendedores e vendedores com professores de uma das melhores universidades do mundo, Harvard, que fica em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Empreendedor
A imersão Nitrovip é voltada para o gestor e empreendedor que quer desenvolver a sua carreira se transformando em um profissional de influência na sua área de atuação. Esta será a primeira vez que eles ministram um curso no Brasil e foi escolhida a capital sergipana para a realização do evento, que contará com 16 horas de conteúdo e certificado internacional.

Presidente
A ministra Rosa Weber foi eleita ontem (10) presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A posse está marcada para 12 de setembro, quando o ministro Luiz Fux, atual presidente, completará mandato de 2 anos e deixará o comando da Corte.

Vice
Com a posse de Rosa Weber, o cargo de vice-presidente será exercido pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Lula
Candidato ao governo pelo PSD, Fábio Mitidieri confirma voto em Lula, “sem o alarde de Rogério Carvalho, que faz uma campanha totalmente ancorada na imagem do petista e defendendo exclusividade”.

Impeachment
Fábio diz que sua pareceria com Lula está embasada em “sua trajetória de voto contra o impeachment de Dilma Rousseff, contra a reforma trabalhista, de apoio a Fernando Haddad em 2018, de voto em Lula em 2002 e 2006 e eleição de Dilma em 2010 e reeleição em 2014”.

História
Para o candidato do PSD, estão tentando apagar a sua histórica relação de apoio a Lula. “Estou em um grupo plural sim, com outros partidos que têm outros candidatos a presidente. Meu partido é Sergipe e eu voto em Lula”, declarou Fábio Mitidieri.

Reconhecido
Durante participação virtual no 35º Seminário Nacional NTU, que ocorre em São Paulo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reconheceu a atuação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), sob a presidência do prefeito Edvaldo Nogueira, para a aprovação do subsídio de R$ 2,5 bilhões para o transporte público coletivo.

Municipalismo
Rodrigo Pacheco destacou que essa pauta passou a ser uma reivindicação do municipalismo brasileiro, “sobretudo representado pela FNP, presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que congrega as maiores cidades brasileiras, e agora exige a participação da União na colaboração da continuidade desse serviço de qualidade e isso se faz através do subsídio”.

Audiência
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizará, nesta sexta-feira (12), às 9h, no plenário Des. Fernando Franco, Audiência Pública para apresentar e receber propostas para elaboração das Metas Nacionais para o ano de 2023.

Metas
A participação da população na definição de tais metas é considerada essencial para que os Tribunais atuem em maior sintonia com as expectativas da sociedade no que se refere as suas atribuições institucionais.

Acesso
O acesso do público externo ao evento é livre, não sendo mais necessária a apresentação da comprovação de vacinação na portaria do Tribunal.

Apoio em São Cristóvão
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), confirmou, ao lado do candidato a deputado estadual, Paulo Júnior (PV), o seu apoio a Rogério Carvalho (PT) para o governo do Estado e Valadares Filho (PSB) para o Senado.
Marcos Santana foi enfático na defesa da candidatura de Valadares Filho a senador. “Ele tem o meu completo e irrestrito apoio. Afirmo isso não somente na condição de eleitor como também de um político decidido a convencer os eleitores de São Cristóvão que essa é a melhor escolha para Sergipe”, declarou o prefeito. “Isso é importante para o projeto que eu considero o melhor para o Brasil e que também é o de Rogério Carvalho e Valadares Filho: eleger Lula para a Presidência da República”.
Valadares Filho considera que o seu apoio tem uma importância que transcende o aspecto político. “Receber o apoio de Marcos Santana significa para mim o reconhecimento do lado técnico que a minha candidatura agrega. Um gestor com a sua experiência sabe da necessidade da presença, no Congresso Nacional, de um senador alinhado com as administrações estadual e federal para alavancar o desenvolvimento de Sergipe”, argumenta o ex-deputado federal.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade