**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 12 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Vice
Em um grupo de petistas, o nome do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), começou a ser especulado como ideal para ser candidato a vice-governador na chapa do senador Rogério Carvalho (PT). Consultado, o prefeito disse que não foi sondado pelo senador, de quem já se declarou eleitor.

Maria
No final de semana, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) confirmou que foi convidada por Rogério para ser candidata a vice, mas não aceitou. Ela disse que não esquece da história da ‘cadeira vazia”, mote da campanha para o Senado em 2014, quando disputou e perdeu a eleição para ela, por uma pequena margem de votos. Hoje a senadora disse que é próxima do deputado federal Fábio Mitideri (PSD), um dos nomes cotados para o governo pelo bloco do governador Belivaldo Chagas.

Advogados
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) lança nesta quarta-feira (12), o programa Meu Primeiro Token, que disponibilizará gratuitamente o dispositivo para advogados e advogadas aprovados no último exame da Ordem realizado em dezembro do ano passado e que receberão suas carteiras. A entrega do dispositivo, que permite a certificação digital dos advogados em suas atividades, será feita juntamente com a entrega da carteira profissional no Plenário da OAB/SE.
Educação
O deputado estadual e professor Iran Barbosa (PT) destinou R$ 140 mil em Emendas de caráter impositivo, no Orçamento Anual do Estado para 2022, a serem aplicados na Educação. Foram sete emendas impositivas destinadas para este setor pelo deputado, que também é membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Alese.

Materiais
De forma criteriosa, o parlamentar petista indicou emendas que serão aplicadas pelo governo do Estado e por secretarias municipais de Educação em manutenção e aquisição de materiais didáticos e pedagógicos; para pequenos reparos de manutenção e aquisição de forro para escolas do Ensino Fundamental; assim como para a ação de educação empreendedora no “Programa Empreenda” para estudantes do curso de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ceac
O Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), vinculado à Secretaria de Estado da Administração (Sead), encerrou o ano de 2021 com 815.074 atendimentos ao cidadão. É o que aponta o balanço de atividades feito pela direção do Ceac. Dos serviços ofertados durante o último ano, 272.291 foram realizados no Ceac do Riomar; 261.501 na Rua do Turista; 140.698 na unidade da Rodoviária; 88.839 no Aracaju Parque Shopping; 25.971 no município de Itabaiana, e em Lagarto 25.774 atendimentos.

Restrições
A diretora geral da rede Ceac, Ana Paula Menezes, ressalta que durante todo ano de 2021 permaneceram as condições restritas para funcionamento com limitação em 50% da sua capacidade. Revela ainda que desde a implantação das medidas restritivas no estado de Sergipe, o Ceac tem investido na ampliação dos serviços oferecidos de forma online, para garantir mais conforto e segurança à população.

Receita
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB), reunidos em Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU) ocorrida dos dias 3 a 7 de janeiro, aprovaram os indicativos de mobilização encaminhados pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita. Em conformidade com os indicativos, a categoria deliberou pelo estado permanente de AGNU; pela realização de Operações-Padrão nas áreas de tributos internos, gestão corporativa e aduana; pela entrega de cargos em comissão, funções de confiança ou encargos; e pela não participação dos servidores do cargo em treinamentos, convocações e metas.

Acordo
Desde ontem (11), os Analistas-Tributários encontram-se em regime permanente de AGNU. A medida, aprovada por 93% dos participantes da assembleia, se justifica pela eventual necessidade de convocação de AGNU imediata, face à gravidade do caso do descumprimento, pelo Poder Executivo, do Termo de Acordo nº 03/2016.

Operações
Além desta iniciativa, os ATRFBs também aprovaram os indicativos que preveem a realização de Operações-Padrão nas atividades de fiscalização e controle aduaneiro nos portos, aeroportos e pontos de fronteira (aprovado por 87% dos votos), bem como nas atividades relacionadas às áreas de tributos internos e processos (aprovado por 89% dos votos).

Empregos
Os baixos salários são a principal razão para a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras que está pensando em mudar de emprego este ano, de acordo com pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half. A pesquisa mostra que 49% dos trabalhadores com mais de 25 anos de idade pretendem mudar de emprego ou de área – mudança de carreira, em novo segmento ou profissão – este ano.

Salários
Com remuneração e inflação registrando recordes que acabam com o poder de compra, a principal motivação para a mudança desejada por 37% dos que querem mudar de empresa e 31% dos que planejam trocar de área, é a busca por melhores salários.

Média
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no trimestre encerrado em outubro de 2021, quando a taxa de desemprego recuou para 12,1%, a renda média do trabalho voltou a cair e atingiu o menor nível em quase dez anos no país – R$ 2.449 por mês.

Primeiro ano
Mesmo enfrentando as limitações impostas pela pandemia, a vereadora Sheyla Galba (Cidadania) avalia como positiva sua atuação no primeiro ano de mandato na Câmara Municipal de Aracaju – CMA. Entre projetos de Lei, requerimentos, indicações e moções, foram mais de 400 proposituras protocoladas no Parlamento, além de inúmeras visitas a comunidades e órgãos públicos para fiscalizar o cumprimento dos direitos do cidadão.

Informações
Como forma de garantir mais transparência sobre informações relacionadas ao Executivo, a parlamentar apresentou 88 requerimentos, solicitando dados sobre obras, programas sociais e demais ações da gestão. “Um dos destaques foi a cobrança de explicações à Secretaria Municipal de Saúde sobre a negativa de cintilografias para pacientes com câncer. Uma situação que foi levada também ao Ministério Público para que seja resolvida”, enfatiza.

Crianças
Com vacinação recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as crianças entre 5 e 11 anos totalizaram 324 falecimentos por Covid-19 desde o início da pandemia. Este foi o número de óbitos para esta faixa etária registrados pelos Cartórios de Registro Civil brasileiros no período de março de 2020 à primeira semana de janeiro de 2022.

Cinco anos
O levantamento mostra ainda que as crianças mais afetadas pela doença foram aquelas de cinco anos, com 65 mortes registradas, seguida pelas que tinham seis anos, com 47 registros, pelas de sete e pelas de 11 anos, ambas com 46 falecimentos registrados. Crianças de 10 anos totalizaram 43 óbitos, as de nove, 40, e as de oito, 37 mortes. Foram 162 falecimentos de crianças do sexo masculino e do sexo feminino.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade