Sexta, 29 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 13 de maio de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Testes
O Teste de Confirmação ocorre de 11 a 13 de maio, das 9h às 18h. O encerramento das atividades está previsto para as 17h desta sexta-feira (13). O evento está previsto no artigo 37 do Edital do TPS.

Calendário
O Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), evento permanente do calendário eleitoral, é realizado pelo TSE desde 2009, preferencialmente no ano anterior ao das eleições.

Ataques
Na sexta edição do TPS, ocorrida de 22 a 27 de novembro de 2021, dos 29 planos de ataques aos componentes da urna eletrônica, somente cinco registraram achados, cujas soluções estão sendo submetidas a exame no Teste de Confirmação.

Investimentos
O prefeito Edvaldo Nogueira foi recebido, na quarta-feira (11), na Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em Brasília para participar de uma reunião com a diretora regional Brasil – Cone Sul, Laetitia Dufay, que informou ao gestor de Aracaju sobre o interesse da instituição de investir em projetos da capital sergipana.

Ativa
Ao apresentar as áreas de atuação da agência, Dufay destacou que “Aracaju é uma cidade muito ativa, que nos interessa muito”. Também participaram da reunião os gerentes de projetos da AFD, Fernando Pacheco e Isabela Maia.

Fórum
O deputado Iran Barbosa (Psol) anunciou ontem a criação de um Fórum que debaterá questões relacionadas a povos e comunidades com poucos recursos e conhecimentos. O órgão defenderá, por exemplo, marisqueiras, quilombolas, entre outros.

Excluídos
Iran disse que participou do primeiro planejamento do Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais do Estado de Sergipe. “Um fórum recentemente criado que congrega povos e comunidades que vem sendo vitimados por uma série de políticas que geram exclusão, falta de atenção por parte do Estado e acredito que já é um espaço de resistência e luta”, afirmou.

Alfabetização
Foi aprovado pela Alese o Projeto de Lei Ordinária 142/2022, do Poder Executivo, que altera trecho da Lei 8.597, de 07 de novembro de 2019, que institui o Programa Alfabetizar pra Valer, estabelecendo as bases do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa e dá providências correlatas.

Covid-19
Segundo a proposição, a pandemia da Covid-19 inviabilizou a realização da primeira avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (SAESE), prevista inicialmente para março de 2020. Por isso, o Programa Alfabetizar pra Valer precisou passar por alguns ajustes, entre eles a mudança da data.

Ajustes
De acordo com o novo trecho trazido pelo projeto, para fazerem jus à contribuição financeira, as escolas devem atender às condições estabelecidas em Decreto do Poder Executivo.

Maratona
A vereadora de Aracaju, Sheyla Galba, ajuizou uma ação popular contra prefeitura da capital e contra a organizadora da maratona Track & Field Aracaju que acontecerá no próximo sábado (14). Pessoas com deficiência (PCD) não conseguem realizar inscrições na competição.

Objetivo
Diante disto, na ação, a vereadora pediu que além de outros pontos, que os requeridos sejam obrigados a realizar divulgação em suas mídias sociais e na imprensa de que os atletas PCD que desejarem, poderão se inscrever gratuitamente na corrida até a próxima sexta-feira (13).

Convocação
O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), assinou ontem a primeira convocação de 14 aprovados do Concurso Público para servidores da CMA. Nitinho garante que até o final do ano os 54 aprovados estarão trabalhando.

Serviço civil
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11) a Medida Provisória 1099/22, que cria um programa de serviço civil voluntário remunerado por bolsas pagas pelos municípios e vinculado à realização de cursos pelos beneficiários. A MP será enviada ao Senado.

Acidente
Para o deputado Márcio Macêdo (PT-SE), o governo Bolsonaro se “não fosse trágico, seria cômico”. “Ele vir propor a precarização do trabalho neste momento da história chega a ser um acinte para a sociedade”, criticou.

Enganação
Para Márcio, Bolsonaro quer fazer “uma enganação ao contratar jovens, atentando contra a legislação, para pagar de forma precária e aumentar ainda mais a precariedade nas relações de trabalho do País, que já são muito ruins”.

Recesso
A bancada do PT conseguiu assegurar, por meio de emenda, o recesso de 30 dias para os trabalhadores, após um ano de trabalho. Entretanto, a base bolsonarista rejeitou as outras emendas do PT e dos demais partidos de oposição para recuperar direitos trabalhistas e sociais dos jovens e adultos.

São João
A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei da deputada Maria Mendonça (PDT), que torna o São João – do município de Areia Branca – Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe. “O São João é uma das maiores expressões culturais do Nordeste”, afirmou a deputada.

Prêmio
A Associação Latino-americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide) escolheu o programa para financiamento estudantil FNE P-Fies do Banco do Nordeste como a melhor prática de desenvolvimento na categoria “produtos financeiros”.

Cerimônia
O Prêmio Alide será entregue no próximo dia 20, no Peru, em reconhecimento à metodologia e aos resultados apresentados pelo Banco no acesso de estudantes à formação profissional. O presidente do BNB, José Gomes da Costa, diz que o prêmio reconhece o esforço que vem sendo envidado para aumentar o acesso de jovens à formação superior.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade