Sexta, 26 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 26 de maio de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Desembargador
O Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) promoveu, por unanimidade, pelo critério de antiguidade, o juiz Gilson Felix dos Santos para o cargo de desembargador. O juiz, até então titular do 19ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, substituirá o desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, que se aposentou neste mês de maio.

Posse
A posse de Gilson Felix será na segunda-feira (06/06), às 17h, com transmissão pelo Youtube no canal tjsergipe.

Veterano
Formado em Direito na UFS em 1980, Gilson Felix ingressou na magistratura em 1989, atuando inicialmente na Comarca de Nossa Senhora da Glória. Em 1992 foi removido para a Nossa Senhora das Dores e, no mesmo ano, promovido por merecimento, para a Vara Criminal de Itabaiana.

Licença
Para poder continuar tocando a sua pré-campanha para a Câmara Federal, a vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza, preferiu se licenciar do cargo para motivos pessoais, enquanto o prefeito, Edvaldo Nogueira, se ausenta por 14 dias da capital.

Sem salário
Katarina pediu licença sem vencimentos. Ela permanecerá no Estado, cumprindo algumas atividades de pré-campanha. Durante esses 14 dias, o vice-presidente da Câmara de Aracaju, vereador Vinicius Porto, comanda o Executivo Municipal.

Diálogo
A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) realiza o Diálogo Municipalista, um evento que será realizado no dia 9 de junho, em Aracaju, exclusivamente aberto para o público de gestores municipais, com o objetivo de reunir os pré-candidatos a governador.

Objetivo
A realização do Diálogo Municipalista se trata de um evento apartidário, sem intenção de provocar debates entre os participantes, mas sim de promover o encontro entre os pré-candidatos – vinculados a partidos com representação na Câmara de Deputados -, prefeitos e prefeitas.

Ordem
Durante a apresentação da proposta e regras do evento, foi sorteada a ordem de apresentação de todos os pré-candidatos, que acontecerá na seguinte sequência: João Fortes (PTB), seguido de Rogério Carvalho (PT), na sequência Alexandro Vieira (PSDB), seguido de Fábio Mitidieri (PSD) e, por último, Valmir de Francisquinho (PL).

Lagarto
No início do mês, a Prefeitura de Lagarto divulgou que a Festa da Mandioca será realizada em junho, contudo, uma exigência está intrigando o comércio ambulante. Para que os trabalhadores e trabalhadoras possam comercializar alimentos e bebidas na área interna da festa, além de CPF, RG e comprovante de residência, é exigido cópia e original do título de eleitor no ato de cadastramento.

Exemplo
Para se ter uma ideia, em Aracaju, a prefeitura solicitou apenas o documento de identidade e comprovante de residência para os comerciantes do Forró Caju, que também acontecerá no mês de junho.

Castração
A Prefeitura de Aracaju iniciou, na terça-feira (24), o cadastramento online para a castração de cães e gatos, serviço ofertado pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ). Os responsáveis devem ter renda de até 1,5 salário mínimo e poderão cadastrar até cinco animais. Os cães e gatos devem ter idade entre 4 meses e 8 anos de idade.

Energia
Cerca de 8 milhões KWh de energia foram recuperados até o mês de maio deste ano em Sergipe, após serem desviados ou não registrados pela concessionária por causa de irregularidades no sistema de medição por intervenção de terceiros e ligações ilegais, o famoso gato. A energia recuperada seria suficiente para abastecer 5 mil casas populares por um ano.

Crime
A notificação e regularização de fraudes e furtos de energia é uma obrigação da concessionária, determinada pelo órgão regulador do setor – Aneel – e fundamental para a qualidade no fornecimento de energia elétrica para todos os clientes.? A prática inclusive é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que varia de um a quatro anos de reclusão.

3 mil casos
De acordo com o coordenador de Combate à Perdas da Energisa, Evandro Macedo, somente nos primeiros meses de 2022, foram registradas mais de 3 mil irregularidades durante as inspeções. Evandro alerta que o uso irregular da energia elétrica pode trazer sérios riscos para a população e a quem pratica.

Câncer
A pré-candidata ao Senado, a delegada Danielle Garcia (Podemos), esteve em Lagarto, na terça-feira (24), e visitou o local onde está sendo construído o Hospital de Amor no município. A pré-candidata destacou a importância da unidade hospitalar para a oncologia em Sergipe.

Vidas
“Vai impactar milhares de vidas, garantindo tratamento mais humano e mais digno para os pacientes com câncer, especialmente para os que dependem do SUS. Já temos a prevenção e o diagnóstico por meio do Instituto Anna Hora Prata e da unidade móvel e, muito em breve, contaremos com o hospital para o tratamento e pesquisa”, afirmou.

Casos
Danielle Garcia lembrou ainda as estimativas do Instituto Nacional de Câncer – Inca, que apontam seis mil novos casos da doença por ano em Sergipe. “O que reforça a importância não apenas do Hospital de Amor, em Lagarto, mas também do tão prometido Hospital do Câncer de Sergipe, que deve ser construído em Aracaju”, destacou.

Estrutura
Orçado em R$ 150 milhões e uma área total de 450 mil metros quadrados, o futuro complexo oncológico será a maior filial do Hospital de Amor fora de Barretos, com capacidade de realizar 2 mil atendimentos por dia. A estrutura contará com unidade geral e infantil para tratamento, centro de pesquisa e prevenção, além de um complexo com casas de apoio.

Fabiano presidente
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, o ato de transmissão de cargo de presidente da Casa ao vereador Fabiano Oliveira (PP), que exercerá a função até o dia 7 de junho. Fabiano substitui o presidente titular, Nitinho Vitale (PSD), que pediu licenciamento para assunto particular.
O ato aconteceu porque o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, encontra-se em gozo de férias até o dia 05 de junho.
Por imposição da legislação eleitoral, estão impedidos de exercer cargo executivo a primeira na linha de sucessão, Katarina Feitoza, e o segundo, presidente da CMA Nitinho Vitale, que são pré-candidatos no pleito eleitoral de outubro próximo. Em consequência, assume a condição de prefeito em exercício o vereador Vinicius Porto, sendo o terceiro na linha de sucessão do prefeito.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade