Quinta, 28 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 02 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Julgamento
Está mantido na pauta do pleno do TSE, hoje de manhã, o processo 0601568-70.2018.6.25.0000, que julga recurso do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, pré-candidato do PL a governador, e do seu filho, deputado Talysson de Valmir, por abuso de poder econômico nas eleições de 2018.

Relator
O relator do processo de Valmir é o ministro Sérgio Banhos, o mesmo que votou a favor do recurso do governador Belivaldo Chagas, sendo seguido por cinco dos sete ministros da corte, anulando decisão do TRE-SE.

Protesto
Sobre esse julgamento o diretório estadual do PT divulgou nota condenando informação na imprensa, mencionando o Partido dos Trabalhadores em uma suposta solicitação protocolada no TSE para retirar o pré-candidato ao governo, Valmir de Francisquinho, da disputa.

Repúdio
“Repudiamos as informações veiculadas, pois estas não possuem vínculo algum com o partido, com algum membro do partido e muito menos com a sua assessoria jurídica”, diz o deputado federal João Somariva Daniel, presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores em Sergipe.

Esporte
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5714/19, que permite que entidades esportivas que recebem verbas das loterias realizem acordos de cooperação para a realização de projetos comuns, com transferência de recursos entre si.

Relator
A proposta, do ex-deputado Roman (PR), foi aprovada por recomendação do relator, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE). “A possibilidade de aproximar as entidades esportivas é uma grande evolução, proporcionando um modelo mais sistêmico de interação para atendimento de objetivos mútuos”, disse o relator.

Beneficiados
A medida beneficia o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpíco Brasileiro (CPB), Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a Federação Nacional dos Clubes Esportivos (Fenaclubes).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Termelétrica
A Eneva assinou o contrato para aquisição da Centrais Elétricas de Sergipe Participações S.A (Celsepar) junto à New Fortress Energy e à Ebrasil. Pelo acordo, a companhia adquiriu 100% de participação na Usina Termelétrica Porto de Sergipe (1,593 GW), em Barra dos Coqueiros (SE), e garante acesso à infraestrutura de importação de gás natural liquefeito (GNL).

Expansão
Como parte da transação, a Eneva incorpora ao portfólio, também, os direitos de expansão da termelétrica e 100% da Centrais Elétricas Barra dos Coqueiros S.A. (Cebarra) – o que representa uma carteira adicional de 3,2 GW de projetos de expansão adjacentes à usina.

Aposentados
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou ontem o fim do desconto de 14% para os aposentados e pensionistas que recebem de dois salários mínimos ao teto da Previdência. O desconto, no entanto, só vale a partir de julho e está mantido para o mês de junho.

Desconto
O desconto foi proposto pelo governador Belivaldo Chagas no final de 2018, logo após a sua reeleição, e aprovado com o voto contrário do deputado Iran Barbosa. A previsão era que permanecesse em vigor até o final deste ano.

Devolução
Na sessão de ontem, a mesa diretora arquivou emenda proposta por Iran que previa a devolução parcelada do dinheiro confiscado por Belivaldo. Alegou inconstitucionalidade. Iran vai recorrer.

Mão-Amiga
Os deputados também aprovaram proposta do governo do Estado para reajuste do valor do benefício do Programa Mão Amiga nas modalidades Cana e Laranja. O Estado propôs ainda a ampliação do Mão-Amiga – Pró-Sertão Bacia Leiteira, para município de Nossa Senhora de Lourdes.

Covid-19
Por questão de segurança sanitária, considerando que dois integrantes do Poder Legislativo Municipal testaram positivo para covid-19, o Plenário da Câmara decidiu pela não realização de Sessão Ordinária-Deliberativa nesta quarta-feira (1).

Testagem
Em reunião Mesa Diretora da Casa, foi deliberado pela manutenção das restrições constantes no Ato nº 19/2021, e feita a sanitização dos prédios na tarde da quarta-feira. A testagem de todos os integrantes e servidores, ocorre a partir das 8h30 da quinta-feira (2).

Sem público
A presidência informa ainda que, com as medidas, fica confirmada a realização normal da sessão legislativa na manhã desta quinta-feira. Não haverá acesso do público externo ao prédio da Câmara hoje.

Sanfoneiro
Neste 1º de Junho, mês que é marcado pelas manifestações do chamado ciclo junino, a Alese aprovou, por unanimidade, projeto de autoria do deputado Iran Barbosa (Psol), que institui e inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado, o Dia Estadual do Sanfoneiro. Será comemorado anualmente no dia 26 de maio.

Doações
O Banco do Nordeste está recebendo doações em prol das vítimas das recentes inundações ocorridas nos estados de Pernambuco e Alagoas. O montante arrecadado pela Campanha Seja o Sol será repassado a instituições locais que atuam no auxílio aos moradores das cidades atingidas.

Como fazer
Clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores que quiserem se engajar nessa ação de solidariedade podem fazer doações de qualquer valor para o Pix 05.814.777/0001-03 (CNPJ) ou para conta corrente do BNB (Ag. 152, c/c 19864-4).

Reconduzido
O Supremo Tribunal Federal (STF) reconduziu ontem (1º) Alexandre de Moraes para ocupar o cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por mais dois anos. A eleição é uma formalidade de praxe que é feita pelo Supremo.

Presidente
Atualmente, Alexandre de Moraes é vice-presidente do TSE. Em agosto, com a saída de Edson Fachin, atual presidente, Moraes passará a presidir a Corte Eleitoral e comandará a organização das eleições de outubro.

 

Grupo Mateus
A inauguração da primeira loja do Grupo Mateus em Sergipe acontecerá nesta quinta-feira (2). Chegou a vez da cidade de Aracaju receber uma unidade do Mix Mateus. O Grupo Mateus figura como a maior rede de varejo alimentar do Norte/Nordeste e a quarta do país.
Para Aracaju, o Grupo Mateus traz sua bandeira de atacarejo, tendo como grande diferencial a oferta de serviços, qualidade dos produtos e preços nunca vistos antes. A loja conta com mais de 16 mi lm² de área construída, sendo mais de 6 mil m² de área de vendas, além de padaria, hortifrúti, açougue e peixaria.
Com a inauguração do Mix Mateus em Aracaju, 279 novos colaboradores se unem a um quadro que ultrapassa 45 mil pessoas. A loja fica na Avenida Jorge Amado, Garcia.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade