Sexta, 19 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 07 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Multa
A Justiça Eleitoral disponibiliza, desde dominho (5) aos partidos políticos, a relação de todos os devedores de multa eleitoral. Essa lista serve de base para a expedição das certidões de quitação eleitoral, documento que é “pré-requisito para quem pretende concorrer a um cargo público nas Eleições de 2022”, informou, em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Inelegíveis
De acordo com o TSE, a principal causa de indeferimento de registros de candidaturas é a falta deste documento. Para consultar a lista, é necessário que os partidos acessem o Sistema de Filiação Partidária (Filia).

Como usar
“A ferramenta, que é acessada pelos partidos, possui funcionalidade específica para a geração dos arquivos com esses dados. Basta o usuário autorizado pela legenda clicar no menu Arquivos > Dados Devedores e gerar os dados, no momento que quiser”, informou o TSE referindo-se à regra prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Propriá
No último sábado (4), o Centro Esportivo José Silva, localizado em Propriá, ficou lotado por pessoas dos quatro cantos do município para receber o deputado federal Fábio Reis (PSD), em um ato de apoio realizado pelo prefeito Dr. Valberto de Oliveira (MDB)

Compromisso
Durante o evento, o gestor constatou o comprometimento que Fábio Reis vem tendo com os anseios da população propriaense desde o início do seu mandato. Segundo o prefeito, Fábio tem apresentado emendas para a educação, para a saúde e a infraestrutura, “fazendo Propriá crescer”.

Mandato
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores divulgou nota em defesa do mandato de Márcio Macêdo, afastado do mandato na Câmara dos Deputados, por uma decisão do ministro Nunes Marques, do STF, que anulou a cassação do deputado Valdevan Noventa (PL), aprovada pelo TSE.

Ataque
“O Estado de Direito e a segurança jurídica no Brasil têm sido atacados de forma absurda e inconcebível, atingindo até mesmo instituições que devem zelar pela normalidade da democracia brasileira, a exemplo do Supremo Tribunal Federal”, diz a nota.

Prejuízo
Para o PT, “essa decisão provoca prejuízo insanável ao deputado Márcio Macêdo, que assumiu recentemente o mandato e tem pautado sua atuação na defesa dos direitos da população, apoio à luta dos trabalhadores, fiscalização das ações do governo federal e na defesa intransigente da soberania nacional”.

Correção
“Confiantes no papel da Justiça brasileira, na obediência às leis e no respeito às instituições democráticas, aguardamos que a instância competente do STF irá corrigir, com urgência, tal medida ilegal e abusiva”, diz o documento.

Petróleo
As atividades de estações que recebem o petróleo produzido em campos terrestres de Sergipe foram suspensas por determinação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Segundo a Petrobras, a paralisação, que ocorre desde 12 de maio.

Campos
Com a medida, foram paralisadas as operações nos campos de Carmópolis, Aguilhada, Angelim, Aruari, Atalaia Sul, Brejo Grande, Castanhal, Ilha Pequena, Mato Grosso, Riachuelo e Siririzinho.

Segurança
De acordo com a Petrobras, as atividades serão retomadas depois que as adequações do sistema de gerenciamento de segurança operacional estejam finalizadas e aprovadas pela agência reguladora.

Turismo
Parceiros do trade turístico de Sergipe participam do lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) Rota da Farinha, promovido pelo Banco do Nordeste e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O evento será realizado hoje(7), às 17h, na Chácara Kichik, no município de São Domingos.

Plano
O plano de trabalho, voltado para o novo destino turístico do estado, terá atuação nos três municípios que formam o território Agreste Central Sergipano: Campo do Brito, Macambira e São Domingos. Durante cinco anos, um calendário de 58 ações deve ordenar, regulamentar e conscientizar sobre a exploração turística de forma sustentável na região.

Ecoturismo
Com 80 quilômetros de extensão, a Rota da Farinha deve desenvolver o potencial ecoturístico da região que conta com mais de 600 casas de farinha. Turistas poderão se aventurar em trilhas, vales e cachoeiras que compõem um cenário perfeito para passeios, práticas esportivas e turismo de base comunitária.

Danielle
A delegada Danielle Garcia (Podemos), pré-candidata ao Senado, concentrou sua agenda do último final de semana no Sul sergipano. Na oportunidade, ela participou de atos religiosos, além de reuniões promovidas por lideranças com moradores de municípios da região. Entre os compromissos, Danielle Garcia acompanhou a última noite de novena do Divino Espírito Santo, em Indiaroba.

Reuniões
Já nas visitas aos municípios de Cristinápolis e Tomar do Geru, a pré-candidata a senadora participou de encontros com cidadãos locais para debater as demandas da região e possíveis ações que podem ser desenvolvidas para atendê-las.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade