Quinta, 28 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TSE convoca reunião da Comissão de Transparência Eleitoral


Avatar

Publicado em 11 de maio de 2022
Por Jornal Do Dia Se


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, convocou todos os integrantes da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) e do Observatório de Transparência Eleitoral (OTE) para uma reunião conjunta, que acontecerá no dia 20 de junho, às 15h, exclusivamente por meio virtual. Os dois órgãos foram criados pelo TSE para ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições.
A CTE é composta por integrantes de instituições e órgãos públicos, especialistas em tecnologia da informação e representantes da sociedade civil. A Comissão participou ativamente do plano de ação do TSE para as Eleições 2022, opinando e propondo ações adicionais para garantir a máxima transparência do processo eleitoral.
O Observatório foi criado para colaborar com a CTE e com o TSE na ampliação da transparência de todas as etapas do pleito, aumentando o conhecimento público sobre o sistema brasileiro de votação. Ele é formado por entidades da sociedade civil e por organizações e instituições públicas e privadas com notória atuação nas áreas de tecnologia, direitos humanos, democracia e ciência política, entre outras.
Na última segunda-feira (2), o OTE se reuniu por videoconferência. Ao abrir o encontro, Fachin ressaltou a relevância do Observatório e da CTE. “A colaboração técnica e o diálogo estabelecido nesses fóruns criados pelo TSE são fundamentais para garantir-nos escuta, troca de conhecimentos e disseminação de informação de qualidade”, afirmou, enfatizando que a democracia é uma obra que se constrói coletivamente, a partir de pluralidade de visões, da convivência harmônica e da circulação de conteúdo confiável e verídico.
Já no dia 25 de abril, foi realizada a primeira reunião da CTE sob a gestão do ministro Fachin. Na ocasião, ele pediu a mobilização de todos em defesa de eleições pacificas e seguras. “Apelo a todos e a todas por paz e segurança nas eleições. É hora de ficar dentro das balizas dos limites e das possibilidades fixadas pelos Poder Legislativo”, ressaltou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade