Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE


Prazo Final


Publicado em 17 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia


Os próximos 19 dias serão de muita correria na política. É que no dia 5 de outubro, um ano antes das eleições do ano que vem, termina o prazo para filiações partidárias para quem deseja disputar um mandato eletivo no pleito de 2014.

Em Sergipe ainda tem muitos candidatos, inclusive com mandatos, que terão que se filiar a uma nova legenda. Entre eles, o deputado estadual Adelson Barreto, que deixou o PSB; a deputada estadual Maria Mendonça, que ainda está no PSB, mas vai se desfiliar da legenda; e o deputado federal Almeida Lima, que deixou o PPS para comandar o PTB e acabou perdendo o comando do partido para os irmãos Amorim.

É certo que Adelson Barreto e Maria Mendonça vão se filiar a um dos 12 partidos que pertencem ao bloco político liderado pelo senador Eduardo Amorim (PSC) e o presidente do PTB, Edvan Amorim. Já Almeida Lima deve retornar ao PMDB, uma vez que já se reaproximou do seu primo, o governador em exercício Jackson Barreto.

Tem também nomes ilustres de Sergipe que estão no momento sem mandato, mas tem pretensões políticas em 2014. É o caso do ex-governador Albano Franco, um ex-PSDB por vários anos e que deixou o ninho tucano após perder o comando do partido para o hoje prefeito João Alves Filho (DEM), que indicou

para presidir a legenda no Estado o seu vice-prefeito José Carlos Machado.
Tem ainda o filho de Albano, o empresário Ricardo Franco, que nunca foi filiado a partido algum, mas agora demonstra interesse em entrar na política. Ricardo deve se filiar a um dos partidos da base aliada dos Amorim e pode vir a ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Eduardo Amorim.

A nova filiação de Albano é uma incógnita. Isso porque ele transita bem em todas as forças políticas e tem o convite para se filiar em vários partidos, a exemplo do PSB do senador Valadares; do PDT presidido pelo prefeito Fábio Henrique; do PSD liderado no Estado pelo governador Marcelo Déda (PT); do próprio PSDB nacional, que deseja o seu retorno ao partido; e dos partidos liderados pelos irmãos Amorim.

Nessa reta final de filiação partidária, lideranças políticas e presidentes de partidos vão intensificar o trabalho para conquistar novos filiados visando o fortalecimento dos seus projetos políticos nas eleições de 2014.

 Albano
O ex-governador Albano Franco pode se filiar ao PTB, fundado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, e passar a presidir a legenda no Estado. Edvan Amorim passaria tranquilamente o comando do partido para Albano para que passe a integrar o seu grupo político. Especula-se que ele também pode se filiar ao PP.

Ricardo
Até porque o filho de Albano Franco, o empresário Ricardo Franco, se filiará a um dos 12 partidos liderados pelos Amorim no próximo dia 27 de setembro, durante ato de filiação partidária na Assembleia Legislativa. Falam no PP, do deputado estadual Venâncio Fonseca.

Ponto de vista
De uma pessoa próxima a Albano Franco: "Estou achando que Albano não será candidato em 2014 e não se filiará a partido político algum". Será?
Almeida 1
O deputado federal Almeida Lima, que deixará o PTB por ter perdido o comando do partido para os Amorim, disse ontem à coluna que nos próximos oito dias define sua filiação partidária. "Me dei umas férias, estou avaliando e vendo o quadro político para tomar a decisão. Não vou fazer como Albano, que só decide no último dia".

Almeida 2
Ao ser questionado se deve ingressar no PMDB, Almeida disse que é um grande partido e que os problemas que tinha com a legenda não existem mais. "O que era problema virou solução. Sempre coloco como um bom fato ter reatado a amizade com Jackson e que não deveria ter acontecido o desentendimento. Na vida não cometemos só acertos, mas erros também. De ordem política partidária não tenho dúvidas que estarei com ele. Com relação a filiação partidária vou analisar. Deixe a poeira assentar mais um pouco", afirmou.   

Correndo atrás
O presidente do PSB em Sergipe, Valadares Filho, afirmou ontem à coluna que está trabalhando para novas filiações até 30 deste mês com pretensões de sair candidato em 2014. Revelou que vai reformular diretórios e atuar permanentemente pela oxigenação do partido.

Para Assembleia
Segundo Valadares Filho, em 2014 o PSB terá seis pré-candidatos competitivos para deputado estadual: os ex-prefeitos Sukita (Capela), Toinho de Dorinha (Poço Verde) e Uita Barreto (Ribeirópolis), além do secretário Elber Batalha (Turismo), do superintendente da CEF Luciano Pimentel e do médico Edney Caetano.

Banese 1
O governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) fez ontem um apelo público para que o prefeito João Alves Filho (DEM) não tire do Banese a folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Aracaju. Foi durante entrevista ao programa de George Magalhães, na Megga FM.

Banese 2
Jackson Barreto começou falando que vê com preocupação a intenção de João Alves em licitar a folha de pagamento da prefeitura. Disse que na hora que João fizer isso vai repercutir em todo o Estado e vários prefeitos podem fazer isso.

Banese 3
"Dr. João, que governou o Estado por três vezes, sabe da importância do Banese para o desenvolvimento do Estado. Mesmo sendo um pouco mais novo que ele vou dar um conselho: o Banese é um patrimônio do povo de Sergipe, pertence ao povo sergipano. Não é meu, não é de Marcelo Déda nem de João Alves. Tirar a conta da prefeitura do Banese é enfraquecer o banco, que faz um papel importante na geração de emprego, renda, industrialização e obras", disse JB.

Banese 4
Disse ainda Jackson: "Acho interessante. Eu, Gama [João Augusto Gama] e Déda fomos prefeitos de Aracaju quando João Alves era governador de Sergipe e nós nunca tiramos a conta do Banese da prefeitura. Éramos adversários e nunca tivemos essa iniciativa, que é maléfica ao Banese. Queremos o tratamento igual que nós demos enquanto prefeitos, mantendo a conta da prefeitura no Banese pelo seu papel em Sergipe. Peço uma reflexão de João Alves a essa medida e uma solução em nome do bom senso".

Banese 5
Jackson Barreto negou ontem que tenha pretensões de mudar a presidência do Banese e desafiou a qualquer pessoa dizer que foi convidado por ele para assumir o comando do banco. "Isso são coisas de fofoqueiros de plantão para causar intrigas", acredita.  

Nas redes sociais 1
O governador Marcelo Déda – que encontra-se em Aracaju até esse final de semana quando retorna a São Paulo para mais uma sessão de quimioterapia – usou o twitter no último sábado para homenagear o amigo Luiz Gushiken, fundador do PT e ex-ministro de Lula, que foi sepultado no último sábado vitima de um câncer no intestino. Postou: "Depois de uma longa luta, o samurai Luiz Gushiken nos deixou. Meu amigo e companheiro, lançou-me para a liderança do PT na Câmara".
Nas redes sociais 2
Prosseguiu Déda: "Sua contribuição ao Sindicalismo Bancário, à CUT, ao PT reservou seu lugar na história do povo brasileiro como um dos seus grandes lutadores. Liderou a primeira greve nacional dos Bancários depois da Ditadura em 1985. Calmo, postura zen, às vezes assumia o lado samurai, se necessário. Inteligência privilegiada que combinava com humanismo e espiritualidade. Adeus, velho "China", que Deus te acolha! Obrigado!".

Nas redes sociais 3
Finalizou o governador licenciado: "Perdi eleição em 90, fui advogar em Brasília, Luiz me acolheu no seu apartamento. Que companheiro! Foi constituinte, deputado federal, presidente do PT, ministro. A juventude do PT deve conhecer a história do PT, dos seus fundadores como o Gushiken e divulgá-la como exemplo de militância com a nossa base. Fiquei muito emocionado com a partida do China. Vou parar aqui. Obrigado pela atenção. PT Saudações! Gushiken seu exemplo vive!".

Boa notícia
Em agosto deste ano a transferência do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para Sergipe foi de R$ 178,9 milhões, correspondente a uma alta real (descontada a inflação do período) de 14,8%. Sobre o mês de julho último, a expansão foi de 30,4%, também em termos reais. Os dados são do Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Veja essa…
Do governador Marcelo Déda (PT), ontem no twitter, sobre a intenção do prefeito João Alves em licitar a folha de pagamento da Prefeitura de Aracaju: "Se fosse eu que tirasse a conta da prefeitura no Governo de Albano ou de João seria crucificado na colina do Santo Antônio".

Curtas
Jackson Barreto viajou ontem à tarde para Brasília. Na pauta, assinatura de convênio com o Fida e audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele terá ainda reunião com o PMDB e pode ter encontro com o vice-presidente do país, Michel Temmer. JB retorna amanhã à noite.

O prefeito João Alves se reuniu no sábado passado com os vereadores de Aracaju. Tratou da licitação para escolha do banco que ficará responsável pela operacionalização da folha de pagamento dos funcionários da PMA.

Disse que o processo licitatório não implicará na exigência de que o servidor municipal mude de banco, apenas será mais uma opção para que os funcionários da PMA tenham mais benefícios. João Alves garantiu que a principal conta do Município permanecerá no Banese e que a prefeitura deverá ter um ganho de R$ 40 milhões.

Cerca de 12.500 correntistas do Banese são servidores da Prefeitura de Aracaju, o correspondente a 10% da quantidade de correntistas do banco, segundo a presidente da instituição Vera Lúcia, que terá hoje uma conversa com o prefeito.

O secretário Genival Nunes (Meio Ambiente) participa hoje, em Boquim, do I Curso de Capacitação para Catadores  da região Sul e Centro Sul do Estado. Eles vão atuar nos aterros sanitários que serão construídos pelos prefeitos que criaram os consórcios públicos para construir os aterros.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE