GILVAN MANOEL
Publicado em 16 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Pré-candidatos aproveitam
aniversário da cidade para aparecer
Pintura de Tarcila Raquel Alves
Proteção camuflada
O governador Fábio Mitidieri protegeu por mais de 30 dias o secretário afastado de Turismo, Marcos Franco, indiciado por violência doméstica, até o que o caso viesse a público, através da publicação do BO com a denúncia, no site de Gleice Queiroz. O BO foi registrado em 02 de fevereiro, enquanto o afastamento só aconteceu em 12 de março.
Uma semana antes, o governador não exitou em exonerar o meteorologista Overlan Amaral de um cargo comissionado na Secretaria do Meio Ambiente, acusado pelo mesmo crime. Com Franco ficou esperando que ele tomasse a iniciativa, aceita de pronto.
Marcos Franco evitou dar maiores explicações, segundo aliados por orientação de seu advogado, Evânio Moura. Ele só pretende falar no momento que achar adequado, dando preferência a agir nos autos do processo. A justiça adotou medidas protetivas a vítima.
Com Amorim
A vereadora conservadora Emília Correia vai mesmo trocar o PRD pelo PL para a disputa da Prefeitura de Aracaju. De olho nos cofres cheios do partido de Bolsonaro, Emília vai para os braços da família Amorim, tão rejeitada pelo eleitorado sergipano. A filiação vai ocorrer na tarde de segunda-feira, na sede do PL (Rua Estância, antiga Rede Ilha).
Disputa em Itabaiana
O deputado estadual Luciano Bispo (PSD) revela que sua chapa majoritária em Itabaiana já está montada: os empresários Edson Passos (prefeito) e Agnaldo de Verso (vice). Diz que é uma chapa “preparada para enfrentar Walmir de Francisquinho, que tem um desejo muito grande de ganhar a prefeitura e depois largar para ser candidato a governador de Sergipe”.
No pleito de 2020, Walmir teve a candidatura a governador impugnada pela justiça em função de um processo judicial, já transitado e julgado. Hoje ele está apto a disputar eleições.
O radialista Chiquinho Ferreira, que até pouco tempo era ligado ao grupo de Walmir, passou a integrar a assessoria do deputado Luciano Bispo.
Perda de recursos
Na quinta-feira (14), a Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP), que tem como presidente o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), manifestou em nota publicada o descontentamento com a proposta apresentada pelo governo federal de limitar a desoneração da folha de pagamento a municípios considerados menores.
A entidade considera a proposta “injusta”, uma vez que limita o benefício por um teto populacional e extingue o benefício em poucos meses.
Condenação tardia
O deputado federal João Daniel (PT) comemorou a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. O país foi considerado culpado pelo assassinato do trabalhador rural Antônio Tavares Pereira durante um conflito com a Polícia Militar do Paraná. A vítima participava de um ato em defesa da terra.
O crime ocorreu há 24 anos e até hoje os responsáveis não foram punidos.
Caminhada da água
No próximo 22 de março, Dia Mundial da Água, o SINDISAN promoverá a quinta edição da Caminhada da Água, junto com os movimentos sindical, social e popular de Sergipe. Como pauta central da atividade, a luta contra o projeto do Governo do Estado de privatização da água dos sergipanos através da entrega da concessão à iniciativa privada dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, hoje prestados pela DESO e pelos SAAEs.
Para o presidente do SINDISAN, Silvio Sá, diante do avanço acelerado da proposta de privatização da DESO e dos SAAEs, a V Caminhada da Água será um espaço de crítica à entrega de um bem vital e estratégico como a água para o capital privado e os interesses do mercado.
“Será mais uma oportunidade de diálogo com a população em defesa do direito humano de acesso à água e ao saneamento e a importância da DESO como empresa pública e dos SAAEs para a garantia desse acesso de forma universal e com tarifas justas. Será um momento também de denúncia em relação aos interesses escusos por trás dessa privatização e da entrega do maior patrimônio do povo sergipano, que é a DESO, uma empresa superavitária e estratégica, para a iniciativa privada”, destaca Silvio Sá.
IDH melhora
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil cresceu de 2021 para 2022, ao passar de 0,756 para 0,760, segundo dados divulgados na quinta-feira (13) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Por outro lado, o Brasil caiu duas posições no ranking global da organização da ONU, passando da 87ª para a 89ª posição, entre 193 nações. Em 2020, o Brasil estava na 84ª colocação, com 0,758 de IDH. Com isso, o país ainda não retomou ao índice de 2019, antes da pandemia de covid-19, quando estava com o IDH em 0,764.
O IDH compara indicadores como riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, com o intuito de avaliar o bem-estar de uma população. Ele varia de 0 a 1 e é divulgado pelo Pnud em seu relatório anual. Quanto mais próximo de 1, maior é desenvolvimento humano do país.