Quinta, 07 De Dezembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Prefeito expõe experiências de Aracaju em Simpósio Nacional sobre cidades inteligentes


Avatar

Publicado em 15 de julho de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Em sua participação, Edvaldo destacou também a importância das parcerias entre o poder público e o setor privado “para encontrar soluções para as grandes demandas das cidades brasileiras”.

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, nesta sexta-feira (14), do “Simpósio Nacional Cidades Inteligentes: Construindo o Amanhã”. Idealizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) em parceria com o Crea-SP, o evento teve como foco fomentar o diálogo sobre o futuro das cidades no Brasil, que precisa ser inteligente, sustentável e criativo. Edvaldo ministrou a palestra sobre “Gestão pública na prática”. Como construir uma cidade inteligente?”, oportunidade na qual destacou as ações da gestão municipal que têm tornado Aracaju uma cidade inteligente.
Ao introduzir a sua fala, o prefeito destacou que, “para que os municípios possam avançar, a tecnologia deve ser usada como um meio, e não como um fim”. “Este é um tema muito importante para o poder público e para as cidades, que são elementos dinâmicos da sociedade hoje. A vida acontece na cidade e é preciso encontrar mecanismos para torná-la mais inteligente, para prestar um melhor serviço ao cidadão. Isso é extremamente necessário. A tecnologia não pode ser usada como um fetiche, mas para melhorar, de fato, a vida das pessoas. Não é usar a tecnologia pela tecnologia, mas fazer uso dela para melhorar a saúde, educação, o transporte, a iluminação pública. É preciso encontrar soluções dinâmicas e modernas para que as pessoas tenham mais tempo livre para o lazer, descanso e para trabalhar com mais tranquilidade”, afirmou o prefeito.
Em sua participação, Edvaldo destacou também a importância das parcerias entre o poder público e o setor privado “para encontrar soluções para as grandes demandas das cidades brasileiras”. O prefeito deu como exemplo a iniciativa do Creas. “Essa junção de ideias, de divergências e convergências é o que nos ajuda a construir um mundo melhor para todos”. Durante a palestra, o Edvaldo apontou as mudanças implementadas na cidade ao longo de sua gestão, exemplificando como cada uma delas têm contribuído para Aracaju se tornar uma cidade inteligente.
O prefeito ressaltou ainda a importância da tecnologia quando utilizada para lidar com os problemas que as cidades enfrentam cotidianamente. “É um processo diário e complexo, que não acontece do dia para o noite”, acrescentou. Edvaldo listou alguns exemplos do que já foi adotado pelo município, como a matrícula online na rede pública municipal, acabando com filas nas portas das escolas; o sistema de internet por fibra ótica, que hoje está presente nos prédios públicos municipais, oferecendo rede banda-larga de alta velocidade; o prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que oferece um histórico completo de cada cidadão; o início da implantação da telemedicina; transformação na mobilidade urbana, com corredores e semaforização inteligente; a oferta de mais de 1 mil serviços da Prefeitura de forma online; modernização do parque de iluminação pública com a Parceria Público-Privada; e o Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais.
“Precisamos pensar fora da caixa e sair dos esquemas padronizados, pois o grande dilema da humanidade é que, por um lado, a tecnologia nos coloca em uma camisa de força, aquela de copiar e colar. Isso é algo que é bom, mas provoca uma diminuição da capacidade de raciocínio da humanidade. Sou otimista com o poder público, com a humanidade e com o nosso futuro. Acredito nessa possibilidade que se abre para todos nós e na importância do poder público nesse processo de criação de uma cidade melhor para a sociedade”, completou o prefeito.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade