Prefeitos confirmam cancelamento de festejos juninos este ano
Publicado em 26 de março de 2020
Por Jornal Do Dia
Trinta e um prefeitos de Sergipe assinaram uma nota pública confirmando a suspensão da realização de festas juninas, tradicionais ou de qualquer outro tipo de comemoração nos municípios. A medida foi tomada em virtude da crise em que vive o País, provocada pela pandemia da Covid-19.
A decisão foi anunciada durante uma reunião on-line coordenada pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) com a participação de todos os prefeitos e do governador Belivaldo Chagas, que apoiou e elogiou a iniciativa dos gestores. "O Estado também não fará nada festivo até o dia 30 de maio", disse.
Na nota pública, os prefeitos alegam que mesmo com o anúncio de compensação do FPM feita pelo Governo Federal, os municípios sofrerão com penalizações nos repasses das demais transferências constitucionais que compõem parcela significativa da fonte de receita municipal.
A prefeita de Capela, Silvany Mamlak, cujo município realiza o São Pedro mais tradicional de Sergipe, destacou que o momento é de união e responsabilidade. "Precisamos ser responsáveis com os recursos públicos e com a nossa população. Festa, vamos comemorar a partir do momento em que vencermos esta pandemia. O importante agora é cumprir o nosso papel de cuidar das pessoas", justificou.
Confira os (as) prefeitos que assinaram a nota pública: CHRISTIANO ROGÉRIO REGO CAVALCANTE, presidente da FAMES e prefeito de Ilha das Flores; ALAN ANDRELINO NUNES SANTOS, prefeito de Areia Branca; FERNANDO RIBEIRO FRANCO NETO, prefeito de Muribeca; ANDERSON MENEZES, prefeito de Frei Paulo; GILSON ANDRADE DE OLIVEIRA, prefeito de Estância; OTAVIO SILVEIRA SOBRAL, prefeito de Itaporanga D’ajuda; VALMIR DOS SANTOS COSTA, prefeito de Itabaiana; SILVANY YANINA MAMLAK, prefeita de Capela; ELAYNE OLIVEIRA DE ARAÚJO, prefeita de Malhador; MARCELL MOADE RIBEIRO SOUZA, prefeito de Campo do Brito; ADINALDO DO NASCIMENTO SANTOS, prefeito de Indiaroba; EVERALDO IGGOR SANTANA DE OLIVEIRA, prefeito de Poço Verde; SÝLVIO MAURICIO MENDONÇA CARDOSO, prefeito de Divina Pastora; ELIO JOSÉ LIMA MARTINS, prefeito de Pirambu; FLAVIO FREIRE DIAS, prefeito de Telha; ALEXANDRE DA SILVA MARTINS, prefeito de Pacatuba; JOÃO JOSÉ DE CARVALHO NETO, prefeito de Pedra Mole; FÁBIO SILVA ANDRADE, prefeito de Nossa Senhora de Lourdes; LUIZ ROBERTO AZEVEDO SANTOS JUNIOR, prefeito de Santa Rosa de Lima; FRANCISCO CARLOS NOGUEIRA NASCIMENTO, prefeito de Nossa Senhora da Glória; EVERTON DOS SANTOS LIMA, prefeito de São Miguel do Aleixo; DUÍLIO SIQUEIRA RIBEIRO, prefeito de Salgado; JEFFERSON SANTOS DE SANTANA, prefeito de Maruim; ADEMILSON CHAGAS JUNIOR, prefeito de Poço Redondo; LARA ADRIANA VEIGA BARRETO FERREIRA, prefeita de Japaratuba; EDNALDO VIEIRA BARROS, prefeito de Canindé de São Francisco; ANTONIO PASSOS SOBRINHO, prefeito de Ribeirópolis; MANOEL OLIVEIRA SILVA, prefeito de Itabi; NEUDO ALVES, prefeito de Cedro de São João; CLYSMER FERREIRA BASTOS, prefeito de Brejo Grande; JOSE ROSA DE OLIVEIRA, prefeito de Siriri ; GENIVALDO DOS ANJOS COSTA SANTOS, prefeito de Santo Amaro das Brotas.