A partir de avaliações diagnósticas dos níveis de aprendizagem realizadas no mês de julho, a Semed identificou aqueles que mais necessitam do reforço para avançar na alfabetização. Foto: Sergio Silva
Prefeitura de Aracaju inicia reforço pedagógico para alunos da rede municipal
Publicado em 02 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Com o objetivo de reduzir os prejuízos causados à aprendizagem de estudantes durante a pandemia da covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira, 1º, o reforço pedagógico para os alunos do 2º ao 6º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
Ao todo, 2.124 alunos da rede municipal passarão pelo processo que visa a recomposição da aprendizagem. As aulas acontecem em 30 escolas polos, as quais contemplam os alunos da própria unidade e de outras da rede no mesmo bairro.
O foco da ação está voltado ao processo de leitura e escrita dos estudantes. A partir de avaliações diagnósticas dos níveis de aprendizagem realizadas no mês de julho, a Semed identificou aqueles que mais necessitam do reforço para avançar na alfabetização.
“As avaliações diagnósticas e de leitura foram capazes de nos mostrar os alunos que estavam avançando em um ritmo mais lento na aprendizagem e, então, pensamos em um reforço específico para esses que estavam em uma situação mais crítica”, explica o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.
De acordo com a assessora da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Jamilly Menezes, os alunos foram classificados em dois níveis: o nível 1 aqueles, em que estão os que não sabem ler; e o nível 2, de leitores de sílabas.
A assessora aponta que a avaliação diagnóstica identificou alguns alunos do 5º e 6º ano que já deveriam saber ler e escrever com fluência, sem conseguir identificar letras e juntar sílabas. “Alguns desses alunos estão no nível inicial da alfabetização, mas esperávamos que estivessem lendo sílabas ou palavras”, revela Jamilly.