Quinta, 30 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Prefeitura disponibiliza vacinação em dose única contra HPV para população de 9 a 14 anos


Avatar

Publicado em 10 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a vacina contra Papilomavírus Humano (HPV) passa a ser em dose única, segundo o Calendário Nacional de Vacinação, para pessoas de 9 a 14 anos, do sexo feminino e masculino. Além dessa mudança, o Ministério da Saúde incluiu pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR) ao grupo prioritário da vacina.
Também fazem parte dos grupos prioritários pessoas com imunocomprometimento; vítimas de violência sexual; homens e mulheres de 9 a 45 anos de idade, e para pessoas de 9 a 45 anos com condições clinicas especiais (vivendo com HIV/Aids; transplantados de orgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos; imunossuprimidos por doenças e/ou tratamento com drogas imunossupressoras).
A importância de se proteger contra a infecção pelo papiloma vírus (HPV) se dá pela elevada frequência e associação com vários tipos de neoplasias, como câncer de colo do útero, pênis, vulva, canal anal e boca e em orofaringe. A infecção pelo HPV também está associada ao desenvolvimento de verrugas anogenitais e papilomatose respiratória recorrente (PRR), patologias classificadas como benignas, do ponto de vista oncogênico, mas que causam grave comprometimento clínico e psicológico nos indivíduos afetados.
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, o Ministério da Saúde adotou a dose única de HPV para aumentar a cobertura vacinal em pessoas de 9 a 14 anos. “O Ministério da Saúde apresentou evidências sobre a eficácia da vacina para a proteção de crianças e adolescentes contra o HPV. Com isso, ao invés de duas doses, a população com idade entre 9 e 14 anos receberá apenas uma dose que fornece a prevenção contra o câncer de colo do útero e outros tipos de cânceres. Além disso, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal da vacina em todo o país”, destaca Larissa.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade