Quarta, 28 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Prefeitura interdita estabelecimentos que usam equipamentos para bronzeamento artificial


Avatar

Publicado em 19 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Cartaz mostra a interdição do estabelecimento

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém-se alerta quanto à oferta de câmaras de bronzeamento artificial em estabelecimentos de estética. O procedimento é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009 por utilizar equipamentos que, comprovadamente, causam riscos à saúde da pele.
A coordenadora da Vigilância Sanitária (Visa) da SMS, Maria Meneses, relata que de 2023 até o momento, os fiscais da Visa têm encontrado nos estabelecimentos cabines de bronzeamento para fins estéticos.
“Ao constatar, imediatamente promovemos a interdição do equipamento, o estabelecimento é autuado e responderá a um processo administrativo sanitário. Reforçamos a importância do cidadão denunciar ao identificar um local com essa prática, pois é preocupante, principalmente quando se coloca em questão o aumento da oferta desses serviços, e a procura excessiva pela população. Assim, através do AjuInteligente, no campo Saúde/Vigilância Sanitária ou ligando gratuitamente para a Ouvidoria da Saúde, pelo contato 0800 729 3534, opção 2, é possível realizar as denúncias”, reforça Maria.
A proibição da Anvisa vale para todo o território nacional, baseada na emissão da radiação ultravioleta (UV). A resolução Colegiada da Anvisa nº 56, de 9 de novembro de 2009, considera que a Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), elevou o nível de alerta do bronzeamento artificial.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade