EM FUNÇÃO DA COVID-19, OS AGENTES NÃO ENTRAM NAS CASAS
Prefeitura promove mutirão de controle do Aedes no bairro Olaria
Publicado em 26 de julho de 2020
Por Jornal Do Dia
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou neste sábado mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti. Desta vez, a ação ocorreu no bairro Olaria e o ponto de partida da equipe foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Cardoso. A ação contou com apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).
A atuação da SMS é embasada em orientação, identificação e eliminação contra o mosquito, através de serviços educação, varrição, capinação, roçagem mecanizada e coleta de resíduos descartados incorretamente em terrenos baldios e vias públicas da localidade.
De acordo com o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a escolha do bairro Olaria foi de acordo com o levantamento dos casos notificados. "Essa localidade apresenta o total de 36 casos notificados de dengue, 10 casos de chikungunya, e nenhum de zika. Dessa forma, as ações desenvolvidas se tornam mais necessárias, e o apoio da população é fundamental. Vale ressaltar que a melhor forma de combate é a participação da população, evitando o acúmulo de água parada e fazendo limpeza regular de reservatórios", explica.
Ainda segundo Jeferson, ocorreu uma ligeira alta dos números de notificações e alguns surtos centralizados estão acontecendo. Em Aracaju, do início do ano até agora, foram notificados 769 casos de dengue, 465 chikungunya, e 14 de zika. "Por medida de segurança, por conta da covid-19, estamos realizando a orientação sem entrar nas residências e essa estratégia de educação e saúde tem como principal ator a população, que é fundamental para o sucesso desse trabalho, evitando a proliferação do mosquito seguindo as orientações", enfatiza.
Orientação – Com a reformulação na abordagem das equipes, a atuação dos agentes se baseia na orientação sobre como os moradores podem identificar e eliminar possíveis focos. E nesse período de pandemia e distanciamento social, a colaboração da população é fundamental. Entre as três doenças, os sintomas são semelhantes, porém, os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, náuseas, vômito e coceira no corpo. Já a chikungunya tem sintomas parecidos com os da dengue, com dores mais intensas nas articulações. A zika apresenta manchas vermelhas pelo corpo, coceira, febre baixa e dor de cabeça.É importante que as pessoas que apresentem sintomas de uma das três doenças procurem um médico, não façam tratamento dentro de casa.