Quinta, 24 De Abril De 2025
       
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Prefeitura tenta agilizar votação de empréstimo para ônibus elétricos


Publicado em 20 de março de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Milton Alves Júnior
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Tramita na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), um Projeto de Lei n. 108/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal, o qual tem como fundamento básico obter financiamento destinado à compra de ônibus elétricos e à infraestrutura necessária para sua operação. De acordo com a Prefeitura de Aracaju, esta medida busca modernizar o transporte público da cidade, tornando-o mais sustentável, eficiente e econômico. Conforme anunciado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), este modelo de veículo foi submetido a testes por parte dos usuários do sistema de transporte coletivo da Grande Aracaju entre os dias 14 de janeiro e 14 de fevereiro deste ano.
Caso o PL seja aprovado pelos vereadores – e consequentemente sancionado pela prefeita Emília Correia – a Prefeitura pretende adquirir 30 ônibus elétricos, ao custo unitário de R$ 3,6 milhões, totalizando no geral R$ 109,2 milhões. Além disso, serão instalados 15 carregadores, no total R$ 2,9 milhões, e construída uma usina de energia solar no valor R$ 23,2 milhões para abastecer os veículos de forma sustentável. O restante do valor será utilizado na construção de um novo terminal elétrico e na adequação da rede elétrica da cidade. O PL encaminhado aos parlamentares apresenta uma série de benefícios a serem conquistados com esta aquisição.
Foi destacado que um ônibus tradicional movido a óleo diesel e sem ar-condicionado, custa em média cerca de R$ 1,1 milhão, além de consumir aproximadamente R$ 24 mil por mês em combustível. Embora um ônibus elétrico tenha um custo inicial maior, seus gastos com energia são bem menores. A administração pública entende ainda que dessa forma, a economia gerada permitirá recuperar o valor investido em cerca de oito anos e dez meses. Como a vida útil dos elétricos pode chegar a 15 anos, eles ainda dariam retorno financeiro por mais seis anos e dois meses. Uma pesquisa de satisfação constatou resposta positiva por parte dos passageiros, motoristas e cobradores.
“Quem não quer a marca de ter o melhor transporte público do país? Quem não gostaria de deixar o carro em casa para ir ao trabalho de ônibus porque o serviço realmente funciona? Não podemos aceitar que isso seja apenas uma utopia. O povo precisa dessa melhoria, Aracaju não é uma ilha. Como qualquer capital que deseja crescer, precisa de recursos para modernizar sua infraestrutura. Esse financiamento não é um gasto, mas um investimento que trará benefícios diretos para a população. Cidades que avançam não esperam recursos caírem do céu, elas planejam e buscam os meios necessários”, defendeu Emília.
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