O ecoboeiro fará uma filtragem do lixo jogado nas ruas.
Prefeitura vai implantar bueiros que isolam lixo em Aracaju
Publicado em 13 de abril de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Voltada para a busca de soluções que implicam na destinação correta dos resíduos, principalmente dos que impactam negativamente a cidade, como o descarte incorreto de lixo em ruas e avenidas, a Prefeitura de Aracaju instalará, nesta quarta-feira, dia 13, o modelo piloto do primeiro ecobueiro da capital sergipana.
O equipamento, desenvolvido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), será implantado nas estruturas que compõem a rede de drenagem pluvial do município e fixado em um dos bueiros externos do Mercado Maria Virgínia Leite Franco, na região central. A escolha do local foi definida após reunião da equipe técnica da empresa municipal.
“Este dispositivo que denominados de ecobueiro foi idealizado no início deste ano”, explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. Segundo ele, a utilização inovadora deste recurso objetiva otimizar a coleta de resíduos, sobretudo, em pontos com histórico de alagamentos.
“O uso do ecobueiro permitirá fazer uma espécie de filtragem do lixo jogado irregularmente na via pública, a exemplo de copos e embalagens plásticas, que acaba obstruindo as bocas de lobo. Assim, a retenção desse material na caixa acoplada facilitará o processo de limpeza periódica, contribuindo para o rápido escoamento das águas”, detalha o presidente.
O ecobueiro é composto por uma grade (1 m x 1,40 m) com 70 cm de profundidade, fabricada em tela galvanizada, a qual será instalada na parte interna da boca de lobo. “Gradativamente, após avaliação e um planejamento integrado que envolve a Defesa Civil do município, outros locais serão contemplados”, antecipa Bruno.