Quinta, 30 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Presidente do TSE destaca que mais jovens tiraram o título em 2024


Avatar

Publicado em 18 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um registro sobre o Dia do Jovem, comemorado no último sábado (13), e destacou um crescimento no número de jovens que tiraram o título de eleitor de janeiro a março de 2024. Na tarde de terça-feira, Moraes se reuniu com a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella, e a diretora do Conselho Nacional de Juventude da instituição, Thaís Falone, para tratar do tema.
De acordo com o último Censo do IBGE, de 2022, são mais de 5,7 milhões de jovens brasileiros entre 16 e 17 anos de idade que residem no país. O presidente do TSE frisou que, todos os anos, e, principalmente, nos anos eleitorais, o TSE faz um mutirão junto aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e à mídia, por meio de publicidade institucional, para incentivar o cadastramento do maior número possível de jovens, a fim de que eles já iniciem a participação na cidadania, mesmo que para essa faixa etária o voto seja facultativo.
“Nos primeiros três meses de 2024, a Justiça Eleitoral registrou mais um aumento no número de alistamentos eleitorais entre pessoas de 16 e 17 anos. Mais de 480 mil jovens [nessa faixa etária] solicitaram o título de eleitor, número bem superior ao das últimas eleições municipais, de 2020”, ressaltou.
Segundo o ministro, as campanhas sistemáticas de incentivo ao primeiro voto e à emissão do título eleitoral promovidas pela Justiça Eleitoral contribuíram para o aumento expressivo no número de títulos solicitados por esses jovens.
“É muito importante essa divulgação, para que os jovens saibam que ainda há tempo de se dirigirem até o cartório eleitoral, tirarem seu título com biometria, para que possam votar nas eleições deste ano, decidindo o seu prefeito, a sua prefeita, seus vereadores, suas vereadoras”, complementou, ao enfatizar que os cartórios eleitorais estarão abertos para essa finalidade até o dia 8 de maio.
Atualmente, os eleitores de 16 e 17 anos correspondem a mais de 1,3 milhão de pessoas, conforme a mais recente atualização do TSE (dados de março), o equivalente a quase 24% de todos os possíveis eleitores nessa faixa etária.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade