Presidente inapto
Publicado em 11 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia
A guerra declarada pelo presidente Jair Bolso- naro contra João Dória, governador de São Paulo, não o poupa de passar ridículo. Ontem, por exemplo, o presidente do Brasil celebrou um suicídio.
O pano de fundo, mais uma vez, foi o desenvolvimento de uma vacina capaz de proteger a população exposta ao coronavírus. Bolsonaro foi às redes sociais para comemorar uma decisão controversa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que suspendeu os estudos após a morte de um voluntário inoculado com o imunizante. Segundo esclarecimento posterior da Polícia Civil, no entanto, o homem foi vítima de suicídio.
Apesar das bravatas sem pé nem cabeça do presidente brasileiro, até agora todos os testes vem demonstrando que a Coronavac é segura. Tanto é assim que diversas organizações nacionais e internacionais já interpelaram a Anvisa, solicitando a retomada dos estudos. O Conselho Nacional de Ética em Pesquisa recomendou a volta dos testes. O Comitê Internacional Independente, também.
A tal ponto chega a paixão ideológica, capaz de prejudicar a reputação de instituições da envergadura da Anvisa e até do próprio presidente da República. Ao lidar com questões tão delicadas de modo francamente infantil, Bolsonaro rebaixa todo o governo federal. E se mostra, mais uma vez, inapto para o exercício do cargo.