Pequenas embarcações devem ficar paradas
Previstos ventos de até 60 km/h
Publicado em 27 de outubro de 2020
Por Jornal Do Dia
Ao menos até o início da noite de hoje, sergipa nos que residem na faixa litorânea do estado devem permanecer atentos aos sinais de mau tempo, emitido pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). A medida preventiva – que atinge ainda o estado da Bahia, ao norte de Belmonte, e Alagoas -, foi instaurada ainda na manhã de ontem após os estudos climáticos apontarem rajadas de ventos com intensidade de até 60 km/h. Essas precauções devem ser multiplicadas, em especial, por navegantes pescadores, pescadores administrativos, banhistas e comerciantes. Em caso de sinistros, a Capitania dos Portos de Sergipe, e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM / 193), devem ser imediatamente acionados.
O primeiro comunicado oficial, apresentado no endereço eletrônico da Marinha do Brasil – AVISO NR 1358/2020 -, a corporação enaltece a possibilidade real de: "tempestade subtropical "mani" com pressão central de 1006 hpa em 22s039w, movendo-se lentamente para leste/sudeste, com ventos força 7/8, rajadas força 9 e mar grosso/muito grosso afetando as áreas delta e echo ao sul de 16s. posições estimadas em 22s038w em 261200 hmg e 24s038w em 271200 hmg. válido até 271200 hmg"; ainda de acordo com a nota, este aviso substitui o aviso 1348/2020, anteriormente encaminhado para todos os portos e associações de pescadores instalados em Sergipe.
"Todos nós aqui, ou pelo menos mais de 95%, temos a consciência dos riscos antes mesmo de receber as notificações da Marinha. Pela experiência que temos, pelos anos que trabalhamos com a pesca, quando o tempo começa a mudar um pouco a gente já sabe analisar se teremos um mar ou rio agitado ou não. Esses comunicados da Marinha são sempre muito bem-vindos por servirem de norte para as nossas decisões se sairemos para o alto mar, ou esperamos o tempo melhorar", declarou o canoeiro/pescador, Marcelo Sousa. Ao JORNAL DO DIA, ele revelou que as orientações da corporação federal não significam que as embarcações estão proibidas de operacionalizar.
Aracaju – A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), também emitiu sinais de alerta através do serviço SMS para informar à população sobre indicativo de ventos fortes, no litoral de Aracaju, até a noite de hoje. Em nota, a Defesa Civil Municipal informou: "pedimos atenção para a possibilidade de queda de árvores, placas de publicidade, além de riscos para destelhamentos. Caso seja identificada situação de anormalidade, orientamos que a população acione a Defesa Civil através do número emergencial 199", alertou. O monitoramento climático e das ações operacionais tem sido coordenado pelo major Sílvio Prado.