Primeira audiência pública do MPEduc será em Estância
Publicado em 18 de maio de 2018
Por Jornal Do Dia
Os Ministérios Públicos Federal e Estadual vão iniciar ciclo de audiências públicas do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no dia 28 de maio. O primeiro evento será no município de Estância, no auditório da Universidade Tiradentes, a partir das 8h. Além da comunidade escolar do município, também estão convidados alunos, pais, mães e responsáveis por estudantes de Indiaroba, Pedrinhas e Santa Luzia do Itanhy.
"O objetivo da audiência é fazer com que os gestores municipais e o gestor estadual prestem contas sobre o que fizeram, estão fazendo e ainda pretendem fazer como cumprimento do pacto pela educação sergipana", ressaltou o procurador regional dos direitos do cidadão, Ramiro Rockenbach. Ele destaca que o encontro "também será uma oportunidade para ouvir a comunidade escolar e interessados no assunto".
Segundo o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Educação do MP-SE, o promotor de Justiça Alexandre Sampaio, a ordem das audiências públicas levou em consideração a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB). "Vamos começar pela Delegacia Regional de Estância, responsável pelo município de Santa Luzia do Itanhy que tem a menor nota no IDEB (3,1)". De acordo com dados de 2015, Sergipe tem o pior IDEB do Brasil.
Calendário – No dia da educação, 28 de abril, o MPF e MP-SE definiram o calendário para a realização das 14 audiências públicas do Projeto MPEduc. Os eventos ocorrerão nos municípios sede das Delegacias Regionais de Educação.
Firmado no final de 2015 e início de 2016 por todos os municípios do Estado de Sergipe. Na ocasião, os gestores se comprometeram a adotar medidas efetivas para assegurar educação de qualidade aos alunos e alunas da rede pública, abordando os oito aspectos do Projeto MPEduc: estrutura física, pedagógico, inclusão, alimentação escolar, transporte escolar, programas do governo federal e funcionamento dos dois principais conselhos sociais que atuam na análise de prestação de contas de verbas direcionadas para a educação.