Quarta, 11 De Dezembro De 2024
       
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Procon realiza mutirão de conciliações


Publicado em 12 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia


CONCILIAÇÃO - EM COMEMORAÇÃO AOS 22 ANOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR FOI REALIZADO UM MUTIRÃO DE AUDIÊNCIAS DE CONCILIAÇÕES

Durante todo o dia foram realizadas mais de 100 audiências em busca da conciliação

Milton Alves Júnior

Em comemoração aos 22 anos do Código de Defesa do Consumidor, foi realizado durante todo o dia de ontem no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) do Shopping Riomar, a terceira edição do mutirão de audiências que teve como objetivo tentar promover aproximadamente 120 conciliações. Em Sergipe, a ação foi possível após iniciativa do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), que percebeu a necessidade de tentar solucionar problemas previamente protocolados. Sete conciliadores do órgão foram designados para atuar nos dois turnos.

Conforme declarações da coordenadora do Procon, Gilsa Brito, caso esse mutirão não fosse promovido, as audiências seriam realizadas gradativamente até o próximo mês de outubro. "Além de comemorar a data, essa atividade serve também para que possamos antecipar esses encontros e quem sabe resolver os impasses o mais rápido possível. Sem retardar ainda mais o processo. O maior beneficiado desse mutirão é o próprio consumidor denunciante, ou até mesmo o empresário que pode definitivamente se livrar da denúncia", ressaltou.

Entre os processos mais constantes está a insatisfação dos clientes com as operadoras de telefonia, seguido das empresas de aparelhos eletrônicos, e operadoras de cartões de credito. Segundo a coordenadora do Procon, recentemente algumas operadoras de celular foram impedidas de comercializar chips, porém, apesar das multas aplicadas o problema persiste no Estado de Sergipe. "Após a Anatel punir as grandes empresas, acreditávamos que esse problema seria rapidamente solucionado, mas não é bem isso que estamos averiguando diariamente. Mantendo o mesmo índice de denúncias, os clientes continuam insatisfeitos e denunciando no Procon", alertou Gilsa Brito.

Dieese – O representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômico (Dieese), Luiz Moura, avaliou positivamente a realização do mutirão. Para ele, trata-se de uma oportunidade impar de o consumidor ser ouvido diante de um profissional do Procon e de possíveis representantes judiciais da empresa denunciada. "Se existe esse tipo de atividade é porque o órgão está repleto de denúncias e quer diminuir essa possível quantidade. Não deixa de ser uma vitória para os clientes, porém a população deve ficar atenta para não se deixar levar pelos argumentos dos advogados e consequentemente não obter êxito no encontro", declarou. Apesar do sucesso, ainda não foi definida a data para a quarta edição do mutirão.

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