Professor diz que Itabaiana é o município que faz mais testes
Publicado em 17 de julho de 2020
Por Jornal Do Dia
O professor Lysan dro Borges, da Uni versidade Federal de Sergipe, esteve em Itabaiana nesta quarta (15), para trazer firmar parcerias no combate à pandemia do novo coronavírus. "Itabaiana é o município que mais testa em Sergipe e eu sempre digo: cidade que não testa, está no escuro. Cidade que testa está enxergando o futuro, pois sabe o que está acontecendo", disse Lysandro, que é farmacêutico bioquímico com doutorado em Ciências Biológicas.
Além de discutir novos métodos de testagem para a Covid-19 com a secretária de Saúde do município, Mara Rúbia, Lysandro esteve na Prefeitura de Itabaiana, em visita ao prefeito Valmir de Francisquinho, e também conheceu o Centro de Referência para o Enfrentamento da Convid-19, montado pela Prefeitura no bairro Sítio Porto.
"A gente veio trazer uma nova metodologia de testagem, baseada em antígenos, para ser feita aqui em Itabaiana, e que vai agilizar muito o processo de diagnóstico médico", destacou Lysandro Borges, reforçando que o campus da UFS em Itabaiana tem sido também de suma importância para o estabelecimento dessas parcerias com os municípios. "Destaco o trabalho do professor Marcelo, que tem composto conosco essa força-tarefa da UFS no combate a pandemia", disse Lysandro em referência a Marcelo Alves Mendes, diretor geral do campus da universidade em Itabaiana.
Para o prefeito de Itabaiana, a presença de Lysandro Borges é a confirmação de que a prefeitura, em todas as suas frentes, tem atuado da melhor forma possível nesse período pandêmico. "Enquanto alguns falam bobagens, tentando aterrorizar a população por questões politiqueiras, nós temos feito a nossa parte. E em um momento tão difícil para a humanidade, sei que escolhemos o melhor caminho ao, como tenho dito sempre, dar vez e voz à ciência na luta contra o novo coronavírus", destacou Valmir de Francisquinho.
Para a secretária de Saúde de Itabaiana, Mara Rúbia, as parcerias são o caminho ideal para se alcançar bons resultados. "Não se trata de um trabalho isolado. Desde o início da pandemia que pedimos o apoio da população. Mas não paramos por aí: fomos em busca de diversas parcerias e seguimos buscando mais. E a nossa atuação conjunta com a UFS tem feito a diferença para melhor nesse momento", afirmou Mara Rúbia.