Pela manhã foi realizada assembleia
Professores comemoram dia com protestos
Publicado em 16 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
Em pleno Dia dos Professores, centenas de docentes da rede estadual de ensino se reuniram no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, e no Iate Clube de Aracaju, a fim de debater ações reivindicatórias junto ao Governo de Sergipe, Procuradoria Geral do Estado (PGE), e Ministério Público Estadual (MPE). Conforme previsto, um abaixo-assinado solicitando uma auditoria no Sergipe Previdência foi criado e em seguida protocolado oficialmente na sede da PGE. Enquanto o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) pleiteava investigações na previdência do estado desde o ano de 1983 até os dias atuais, deputados estaduais realizavam homenagens a professores na Assembleia Legislativa (Alese).
Depois de terem protocolado o pedido de auditoria junto a PGE, uma comissão de sindicalistas se deslocou até o Centro Administrativo Augusto Franco, bairro Capucho, para realizar o mesmo procedimento no MPE e no Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com Roberto Silva, diretor de comunicação do Sintese, a categoria acredita que o Governo do Estado possui falta de condições em atribuir melhores salários a todos os servidores em decorrência de uma possível serie de irregularidades no setor previdenciário. "Estamos comemorando o dia do Professor do jeito que trabalhamos diariamente, sempre pensando no melhor para todos os sergipanos. Seja ele no aspecto educacional ou no progressista", alegou.
Conferência – No início da noite de ontem os professores voltaram a se reunir para participar da XI Conferência Estadual de Educação. Com o tema: Democracia na Educação: Diálogos e Participação Popular, a perspectiva é que cerca de dois mil professores de diversos municípios sergipanos possam participar do evento que segue até a próxima sexta-feira, 18. Além de realizar um debate sobre o financiamento da educação pública, os participantes irão debater a programação do ato público que será realizado no próximo dia 29 em frente ao Palácio dos Despachos, sede do Governo do Estado. A previsão é que mais de três mil professores possam participar da mobilização estadual.