Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Professores fazem protesto no centro de Aracaju


Avatar

Publicado em 23 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


SINDICATOS E MOVIMENTOS POPULARES DURANTE A CAMINHADA DA ÁGUA: PROTESTOS CONTRA A PROPOSTA DE VENDA DA DESO (Janaína Santos/Divulgação)

Professores das redes estadual e municipal de Sergipe realizaram na manhã de ontem uma marcha pelas ruas de Aracaju com a finalidade de pressionar as administrações públicas o respeito e as garantias de manutenção dos direitos dos trabalhadores da Educação. Com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o ato público também recebeu adesão de educadores de todos os 75 municípios, bem como foi coordenado pela direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese). Os manifestantes se concentraram na sede da entidade sindical e seguiram em caminhada até a região central de Aracaju. Em pontos diversos, cruzes de dois metros de altura foram fixadas; uma delas em frente ao Palácio Governador Augusto Franco – sede administrativa do Poder Executivo.
Balões vermelhos também foram fixados em áreas estratégicas, previamente estabelecidas pela coordenação da marcha. Denominado “Março Vermelho”, a perspectiva dos manifestantes é que até o domingo, dia 31 deste mês, os educadores realizem mobilizações com foco na cobrança de valorização, respeito a carreira do magistério, gestão democrática, autonomia docente e educação de qualidade social. Este conjunto de atividades busca, de igual modo, defender o pleito de categorias paralelas, a exemplo dos profissionais da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Sobre a empresa responsável pelo fornecimento de água, os servidores são contra qualquer tentativa de privatização; nesta sexta-feira, 22, foi comemorado o Dia Mundial da Água.
De acordo com o presidente do Sintese, Professor Roberto Silva: “esta é uma ação conjunta entre Sintese, pela valorização das professoras e professores, e Sindisan contra a privatização da Deso. O dia 22 de março é um dia simbólico, é o Dia Mundial da Água e água é um bem de todos nós, portanto, um assunto que diz respeito a toda sociedade. Com isso, o Sintese une sua luta e sua força a luta dos companheiros da Deso contra a privatização da água.” Esta foi a segunda manifestação protagonizada pelos professores da rede estadual em menos de uma semana.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade