Terça, 21 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Programa Criança Feliz em Sergipe será destaque em livro da Fundação Bernard van Leer


Publicado em 13 de maio de 2018
Por Jornal Do Dia


Após ganhar destaque internacional do Financial Times na última semana, o Criança Feliz em Sergipe recebeu a visita da equipe da Fundação Bernard van Leer, que veio produzir uma reportagem sobre a atuação do Programa na promoção do desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento integral na primeira infância. As informações colhidas irão compor um capítulo de um livro elaborado pela Fundação. No Brasil, foram selecionados 13 estados, entre eles, Sergipe – pioneiro nacional na implantação do programa.

A equipe veio entrevistar o secretário de Estado da Inclusão e Assistência Social, José Carlos Felizola, e a coordenação estadual do programa, além de fazer visitas os municípios de Pacatuba e Itabaianinha. "Ficamos orgulhosos de estar recebendo mais uma equipe para registrar os bons frutos que estão sendo gerados a partir da semeadura responsável das equipes do Criança Feliz, sob a coordenação da Seidh. Se o nosso pequeno estado está despertando interesse em todo o país e até em organismos internacionais, é sinal de que estamos no caminho certo", pontuou.

A Fundação Bernard Van Leer é uma entidade privada holandesa que desenvolve e compartilha conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância, e disponibiliza indicadores sobre as condições de vida de crianças em diferentes aspectos, como saúde, educação, uso da cidade, infraestrutura e planejamento urbano, consumo responsável, cultura, esporte, economia criativa e sustentável e equidade social. A fundação também fornece apoio financeiro e expertise para parceiros de governos, sociedade civil e privada para ajudar no teste e ampliação de serviços que efetivamente melhorem a vida de crianças pequenas e das suas famílias.
Em Sergipe, 67 municípios aderiram à proposta e já executam o Criança Feliz, totalizando o número de 8.114 famílias assistidas em todo o estado. As cidades visitadas pela fundação somam o total de 287 famílias beneficiadas, público que se divide entre gestantes e crianças de 0 a 3 anos do Programa Bolsa Família; e de 0 a 6 anos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou afastadas do convívio familiar por medida protetiva. Os municípios que aderiram mais recentemente, Cumbe e Rosário do Catete, já deram início às atividades no último mês de abril.

A coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz da Seidh, Izabel Almeida, considera a visita mais uma vitória para o estado de Sergipe. "Essa visita valoriza a evolução que o programa vem conseguindo. É perceptível o desenvolvimento do Criança Feliz e pudemos constatar isso no município de Pacatuba, onde a família de uma criança com microcefalia assistida pelo programa relatou o aumento da interação a partir dos estímulos. Isso nos alegra e faz com que as políticas públicas do programa se fortaleçam", afirmou.
A jornalista Andréa Peres é a responsável pela reportagem em Sergipe. Segundo ela, o objetivo é mostrar os resultados positivos do programa para que outros estados possam acessar a experiência sergipana. "Estamos aqui para mostrar as boas práticas de Sergipe e para que sirva de exemplo para outros estados e países, a fim de que possam desenvolver outras experiências exitosas, pois investindo na primeira infância, estamos investindo no futuro", disse.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade