O projeto Águas do São Francisco, realizado pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), com patrocínio da Petrobras e em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), junta-se ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em torno do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, que será realizado hoje, 03 de junho.
A campanha, organizada pelo CBHSF tem como tema "Eu viro carranca pra defender o Velho Chico". A mobilização terá ações em toda a extensão da Bacia do São Francisco, alertando a sociedade para a necessidade de revitalização do rio.
O Dia Nacional em Defesa do Velho Chico terá atividades em toda a extensão da bacia, que compreende 504 municípios brasileiros, distribuídos por cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e mais o Distrito Federal.
Sergipe participa da mobilização na cidade de Penedo, Alagoas, no Baixo São Francisco, onde estão programadas caminhadas, barqueatas (grande cortejo de barcos), peixamentos (soltura de alevinos nas águas do rio), devolução simbólica de água limpa ao São Francisco, mostra de painéis acadêmicos e debates envolvendo pescadores, comunidades indígenas, quilombolas, pesquisadores, estudantes e gestores públicos. A comunidade acadêmica estará representada por meio de estudantes de três instituições de ensino superior – Universidade Federal da Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (Unit) – com a exposição de painéis temáticos sobre o rio São Francisco.
A participação dos estudantes iniciará às 7h30, no auditório do Colégio Diocesano de Penedo (Largo de Fátima, S/N – Centro). A programação também terá café da manhã regional, relatos das vivências sob a ótica das comunidades tradicionais e dos povos indígenas, caminhada e um ato às margens do rio com ritual de derramamento de águas limpas e operação simbólica de peixamento. Haverá também atrações culturais e musicais.
Projeto – O projeto Águas do São Francisco tem como proposta a recuperação de áreas degradadas das bacias hidrográficas do rio Jacaré e Betume, na região do Baixo São Francisco, promovendo a educação ambiental entre os assentados irrigantes e comunidade ribeirinhas. A intenção é desenvolver as atividades de recuperação de matas ciliares e nascentes com plantio de mudas visando garantir a regularização da produção de água, através do equilíbrio ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.


