Projetos contemplados nos editais da LPG participaram da Semana da Sergipanidade
Publicado em 31 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
A programação da Semana da Sergipanidade, que aconteceu entre os dias 15 e 27 de outubro, realizada pela Federação do Comércio (Fecomércio) em parceria com órgãos públicos, dentre eles a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), contou com a participação de artistas locais cujas apresentações foram possibilitadas pelos editais municipais da Lei Paulo Gustavo (LPG), como o grupo Samba de Moça Só, Tônico de Ogum, Mayra Félix, Hugo Santos, Luiza Lu, e do Reisado Estrelinha do Nordeste.
O evento contou com treze dias de programação, reunindo uma série de atividades culturais como apresentações, exposições de artesanato, shows musicais e performances artísticas, sempre a partir das 17 horas, na Praça Fausto Cardoso, no Centro.
Para o presidente da Funcaju, Irineu Fontes, é essencial a participação da Fundação nesses espaços. “Na verdade, a Funcaju tem que participar desses momentos. É uma comemoração, nós também temos uma programação, o Tudo É Sergipanidade. É um momento que o público estará vendo nossos artistas, conhecer nossa produção, então temos que dar o devido apoio, e também apoiar quem está fazendo acontecer, quem está realizando, que envolve a economia criativa, a economia como um todo”, disse.
Segundo o Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, o evento teve como objetivo desenvolver o sentimento de pertencimento e defesa da cultura sergipana.
“Ser sergipano é um estado de espírito e a sergipanidade é um sentimento de pertencimento. Nós temos um vocabulário próprio, temos um folclore próprio, temos nossa cultura popular. Nesse momento de festa, desse projeto da sergipanidade, vale ressaltar a importância da parceria público-privada, através do comércio Sesc-Senac, o governo do estado, através da Funcap, a secretaria do trabalho, com a economia solidária. Isso é uma soma de esforços onde todos ganham e, acima de tudo, o sergipano e a geração de emprego e renda, que é o nosso maior objetivo”, afirma Marcos.
O grupo Samba de Moça Só, um dos selecionados via edital da Funcaju para a Lei Paulo Gustavo, na categoria Música, foi o primeiro projeto contemplado pela lei a se apresentar na Semana da Sergipanidade. Para a integrante do grupo, Gislene Souza, fazer um show em um evento voltado à sergipanidade é um motivo de orgulho.
“O fato de estar representando a sergipanidade é de grande valor, por que nós somos sergipanas raiz, tocamos aqui desde 2010. É uma honra muito grande estar em um evento como esse. Preparamos um repertório com a mesclagem de alguns sambas que já tocamos e blocos com outros estilos como, por exemplo, o forró aqui de Sergipe, misturado com o samba, além de músicas compostas aqui e também músicas autorais”, conta Gislene.
Hoje, último dia de outubro, a Funcaju encerra a programação do Tudo É Sergipanidade, com a visitação guiada “Marcos da Sergipanidade no Centro Histórico de Aracaju”. O roteiro partirá da Passarela das Flores, no Mercado Municipal, às 15h, e seguirá até a Praça Fausto Cardoso, visitando marcos, paisagens e obras de arte que fazem parte da sergipanidade. O objetivo é fortalecer o sentimento de identificação com o centro histórico de Aracaju, com a caminhada não sendo apenas um passeio pela cidade, mas também pela memória local.