Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Protesto contra leilão da folha da PMA


Publicado em 25 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia


Sindicalistas protestam na frente do Centro Administrativo contra leilão que pode retirar folha da PMA do Banese

ORGANIZADO PELAS CENTRAIS SINDICAIS, O ATO PROTESTA CONTRA O LEILÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA DE ARACAJU, QUE PODE AFETAR O BANESE

Cândida Oliveira
candidaoliveira@jornaldodiase.com.br

As centrais sindicais promoveram ontem ato público em frente ao Centro Administrativo José Aloísio de Campos, sede da Prefeitura de Aracaju, contra a licitação da folha de pagamento que pode retirar contas do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Os representantes da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) de Sergipe, da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), da Força Sindical, da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), da União Geral dos Trabalhadores (UGT/SE), do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Força Sindical, entre outras instituições levaram faixas e um mini-trio, a fim de chamar a atenção da sociedade para a situação. Os manifestantes foram ‘recepcionados’ por guardas municipais, que ficaram de prontidão na porta do Centro Administrativo.
"Estamos comprometidos com o povo sergipano", garantiu o coordenador do Conlutas, Djenal Prado. Ele acrescentou que a mobilização é uma luta que tenta fazer com que o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, volte atrás na decisão de realizar a licitação que pode retirar a conta da Prefeitura e a folha de pagamento dos servidores municipais do Banese. "O banco ficará enfraquecido com essa medida do prefeito, então, nos mobilizamos para tentar reverter a decisão que prejudicará a população sergipana. Vamos também convidar a população para entrar nessa luta, pois queremos também o fortalecimento nas ruas", destacou Prado.
Ele colocou ainda que entende que o Banese investe em outras áreas como a cultural e é o único banco que possui agências em todos os municípios sergipanos, inclusive com Ponto Banese em dezenas de povoados. "A Prefeitura de Aracaju é o segundo maior cliente do Banese e a medida do prefeito deixa-o vulnerável. Esse é um golpe para qualquer banco", observou Djenal. Inclusive no Brasil existem atualmente apenas cinco bancos estaduais.

O presidente do CTB, Edival Góes, ressaltou que o banco corre o risco de ser privatizado, com a saída da conta municipal e de perder mais clientes. "Que a sociedade entenda a seriedade dessa postura do prefeito João Alves. Isso não é uma bobagem como os administradores colocam para a população. A luta precisa acontecer agora, pois se o fato se concretizar será difícil resolver depois".

Segundo Edival, o prefeito tem uma predileção pelas privatizações. "O dinheiro não irá resolver o problema do município. Essas questões se resolvem com parcerias com os Governos Federal e Estadual, aumento da arrecadação, bons gestores e não com ampliação dos cargos de comissão".    

No próximo dia 4 de outubro as centrais realizam nova manifestação. Local e horário ainda será definido. Outro ponto relevante que já foi pactuado pelas centrais é com a entrada de ação judicial contra a Prefeitura de Aracaju. "Temos que tentar de todas as formas barrar esse leilão que deve acontecer no dia 7 de outubro", disse Djenal Prado, do Conlutas.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade